terça-feira, 30 de novembro de 2010
X-Men: First Class: Ray Wise é o novo reforço no elenco
As filmagens de X-Men: First Class, o novo filme da franquia X-Men, continuam na Inglaterra, e o elenco está ganhando um reforço. Ray Wise (Twin Peaks, RoboCop) será o Secretário de Estado dos EUA, função que hoje é desempenhada na realidade por Hilary Clinton. Em entrevista ao IGN, Wise disse que parte para o set em algumas semanas e que suas cenas podem envolver efeitos visuais. A trama mistura o pano de fundo dos anos 1960 com a história do primeiro encontro de Charles Xavier (James McAvoy) com Erik Lehnsherr (Michael Fassbender), o futuro Magneto, e terá o Clube do Inferno, liderado por Sebastian Shaw (Kevin Bacon), entre os vilões. Lucas Till (Destrutor), Nicholas Hoult (Fera), Caleb Landry Jones (Banshee), Edi Gathegi (Darwin), Oliver Platt ("Homem de Preto"), Rose Byrne (Moira MacTaggert), Jason Flemyng (Azazel), Morgan Lily (Mística criança), Zoe Kravitz (uma versão feminina do Anjo), Álex González (Maré Selvagem ) e Bill Milner (jovem Magneto) estão no elenco. Matthew Vaughn dirige. O lançamento acontece em 3 de junho de 2011.
Diretor de Muita Calma Nessa Hora em nova comédia
Após Ódiquê?, Felipe Joffily (foto) teve que aguardar quatro anos até lançar seu segundo filme como diretor. Muita Calma Nessa Hora apostou no filão dos comediantes da nova geração, escalando vários deles em meio ao fim de semana de diversão e azaração de três amigas, nas praias de Búzios. O sucesso do filme, que já levou mais de 700 mil pessoas aos cinemas, impulsionou a carreira de Joffily. Resultado: ele já tem novo filme em vista. Trata-se de E Aí, Comeu?, comédia que será também produzida por Augusto Casé. Pouco foi revelado sobre o filme até o momento, mas sabe-se que o enfoque principal será no relacionamento de homens mais velhos e que Bruno Mazzeo, que tem uma pequena participação em Muita Calma Nessa Hora, estará no elenco. A previsão é que as filmagens comecem em junho de 2011.
Tom Hanks vai estrelar novo filme de Kathryn Bigelow
O ator Americano Tom Hanks vai estrelar o filme “Triple frontier”, dirigido e escrito por Kathryn Bigelow, de “Guerra ao terror” (2008). Segundo o site especializado em cinema ComingSoon, a informação foi confirmada na manhã desta terça (30) em entrevista concedida pelo produtor Charles Roven. “Tom Hanks estrelará o filme”, disse Roven. “E ainda estamos procurando o elenco para outros papéis. Esperamos começar a filmar em março.” A história de "Triple frontier" será ambientada na área conhecida como “tríplice fronteira” entre Paraguai, Argentina e Brasil. Na trama, Bigelow retrata as organizações criminosas que atuam nessa região. Ainda segundo o ComingSoon, rumores sugerem que o filme pode mudar de nome para "Sleeping dogs". Na entrevista, porém, Roven ainda se referiu ao longa como "Triple Frontier".
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Morre aos 95 anos o cineasta italiano Mario Monicelli
O cineasta italiano Mario Monicelli, de 95 anos, suicidou-se nesta segunda-feira (29), atirando-se da janela do hospital San Giovanni de Roma onde estava internado, anunciou agora à noite a agência Ansa. Entre suas obras-primas, Monicelli deixa para a posteridade filmes como "L'Armata Brancaleone" (O exército de Brancaleone), "Quinteto irreverente", "Meus caros amigos". Monicelli nasceu em 15 de maio de 1915 em Viareggio, na Toscana, onde passou toda a infância. "I soliti ignoti" (Os eternos desconhecidos), de 1958, apresenta um elenco especial, composto por Vittorio Gassman, Marcello Mastroianni e Claudia Cardinale, sendo considerado o primeiro filme do filão da 'commedia all'italiana'. Em 1959, seu filme "La grande guerra" ganhou o Leão de Ouro do Festival Internacional de Cinema de Veneza, rendendo ainda sua primeira indicação ao Oscar. A segunda viria em 1963, com "I compagni". Trabalhou com os maiores atores da Itália, como Vittorio De Sica, Sophia Loren, Marcello Mastroianni, Vittorio Gassman, Ugo Tognazzi, Anna Magnani, Alberto Sordi, ma anche Nino Manfredi, Paolo Villaggio, Monica Vitti, Enrico Montesano, Giancarlo Giannini, Philippe Noiret, Giuliano Gemma, Stefania Sandrelli, Gian Maria Volonté e Leonardo Pieraccioni.
Morre o diretor Irvin Kershner, de 'O império contra-ataca'
O diretor americano Irvin Kershner, conhecido por ter dirigido o segundo filme da segunda trilogia "Star Wars", "O império contra-ataca", morreu aos 87 anos em Los Angeles, informou nesta segunda-feira (29) sua neta, Adriana Santini, que vive em Paris. Nascido na Filadélfia, em 1923, Kershner trabalhou com música e fotogafia antes de começar sua carreira como cineasta. Segundo Adriana, o diretor faleceu após passar um longo período doente. Além do clássico da ficção científica de 1980, o cineasta também dirigiu Sean Connery como James Bond em "Nunca mais outra vez" (1983) e Peter Weller em "Robocop 2" (1990).
Morre o ator Leslie Nielsen
O ator Leslie Nielsen morreu neste domingo (28) aos 84 anos em um hospital de Fort Lauderdale, no estado americano da Flórida. O canadense teria morrido de complicações devido a uma pneumonia. Segundo um comunicado emitido por seu agente, John Kelly, o artista morreu em um hospital local por causa de complicações derivadas de uma pneumonia. "Estamos tristes pelo falecimento do querido ator Leslie Nielsen, provavelmente melhor lembrado como o tenente Frank Drebin na saga "Corra que a polícia vem aí", embora tenha desfrutado de uma carreira no cinema e na televisão durante mais de 60 anos", diz o comunicado, escrito pela família de Nielsen. Seus familiares pedem ao público que, em vez de enviar flores, remetam doações em seu nome a organizações beneficentes. Previamente Doug Nielsen, sobrinho do ator, comentou a uma rádio local que o ator tinha permanecido hospitalizado durante 12 dias e que sua situação piorou nas últimas 48 horas. Segundo disse, Nielsen morreu rodeado por sua família e amigos às 17h30 hora local. Nascido em Regina em 11 de fevereiro de 1926, Nielsen apareceu em mais de 100 filmes e centenas de programas de televisão ao longo de sua carreira. Chegou a Hollywood em meados da década de 1950 após aparecer em dezenas de dramas para televisão em Nova York. Começou a trabalhar como galã em uma variedade de filmes devido a sua altura e sua presença, e entre alguns de seus trabalhos dramáticos mais conhecidos estão "O planeta proibido" (1956) e "O destino do Poseidon" (1972). Mas por dentro havia uma veia cômica que explodiria no sucesso mundial "Apertem os cintos, o piloto sumiu!" (1980), de Jim Abrahams e dos irmãos Jerry e David Zucker. Posteriormente, seguiriam outras comédias como "Corra que a polícia vem aí", "Corra que a polícia vem aí 2½", "Corra que a polícia vem aí 33⅓", "Drácula – morto, mas feliz", "Todo mundo em pânico 3" e "Todo mundo em pânico 4". Casado quatro vezes, teve duas filhas com sua segunda mulher, Maura e Thea Nielsen.
sábado, 27 de novembro de 2010
Zorro volta ao cinema, com participação de Johnny Depp
O misterioso e destemido cavaleiro Zorro voltará às telas de cinema pelas mãos do cineasta Gore Verbinski, diretor da saga "Piratas do Caribe", e com participação do ator Johnny Depp. Tal como informa nesta quarta-feira a edição digital do jornal Los Angeles Times, a nova parceria entre os estúdios Walt Disney e o produtor Jerry Bruckheimer contará com Depp para o papel do índio Tonto, inseparável companheiro do "cavaleiro solitário". Nenhum nome foi confirmado ainda para o papel principal. Sempre junto ao cavalo Silver, Zorro surgiu como uma série radiofônica nos anos 1930, mas foi a TV que popularizou as aventuras do personagem, classicamente interpretado na televisão e no cinema por Clayton Moore. A série televisiva, que começou a ser transmitida em 1949 e durou oito temporadas, foi o primeiro grande sucesso da rede "ABC". Em 2003, tentou-se lançar uma nova versão da série, protagonizada por Chade Michael Murray, mas o episódio-piloto não fez sucesso. Verbinski e Depp voltaram a trabalhar juntos recentemente no filme de animação "Rango", que estreia nos Estados Unidos em março e que conta com as vozes de Bill Nighy e Timothy Olyphant.
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Começa a busca pelos novos caça-fantasmas
Um dos filmes de história mais longa em Hollywood é Os Caça-Fantasmas 3. Dan Aykroyd volta e meia diz que o novo filme da série realmente sairá, assim como o diretor Ivan Reitman. Pois parece que, após anos de indefinições, enfim isto irá acontecer. A Sony aprovou o último tratamento de roteiro escrito por Aykroyd e contratou a dupla Lee Eisenberg e Gene Stupnitsky, que já trabalhou junta em Ano Um, para desenvolver o roteiro final. Enquanto isso, Reitman ficou encarregado de escolher os novos caça-fantasmas. Para tanto, iniciou o período de audições para analisar os candidatos. O terceiro filme da série reunirá mais uma vez os caça-fantasmas originais – Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis e Ernie Hudson -, além de Sigourney Weaver. A trupe irá definir quem serão os novos caça-fantasmas, que os substituirão de agora em diante. A previsão é que as filmagens iniciem em maio de 2011, visando um lançamento comercial para o Natal de 2012.
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Mark Wahlberg será protagonista da adaptação do game 'Uncharted'
O ator americano Mark Wahlberg será o protagonista da adaptação cinematográfica do videogame "Uncharted", com direção de David O. Russell, e com possíveis participações de Robert De Niro e Joe Pesci. Conforme revelou Wahlberg em entrevista para o site da "MTV", publicada nesta quarta-feira (24), o ator estará na pele do caçador de tesouros Nathan Drake. "David é um dos melhores roteiristas e diretores com quem trabalhei", declarou o ator, que já foi indicado ao Oscar pelo filme "Os infiltrados". "Meu conceito para o filme é uma loucura e espero começar as gravações no próximo verão (do Hemisfério Norte)", acrescentou. Wahlberg confirmou que Russell quer chamar De Niro e Pesci, dupla artística em diversos filmes, como "Touro indomável", "Os bons companheiros" e "Cassino" para os papéis de pai e tio do personagem principal. A sequência do game de ação "Uncharted" foi criada em 2007 para PlayStation 3.
Morre Ingrid Pitt, 'a primeira-dama do horror inglês'
A atriz polonesa Ingrid Pitt, de 73 anos, morreu nesta terça-feira (23), em Londres. A artista era conhecida como a "primeira-dama do horror inglês" por sua atuação em filmes de terror entre as décadas de 1960 e 1970. Segundo a filha da atriz, Steffanie, Ingrid sofreu um "colapso" no último domingo (21), data de seu aniversário. Ela estava com amigos e se dirigia para um jantar em sua homenagem. A causa da morte ainda não foi divulgada. Pitt atuou em filmes de terror como "O homem de palha" (1973), de "Carmilla, a vampira de Karnstein" (1970) e "Countess Dracula" (1971). Na juventude, antes de se mudar para a Inglattera, a atriz de origem judaica chegou a ser perseguida pelo nazismo e ficou presa em um campo de concentração.
Anne Hathaway pode ser Lois Lane em Superman: Man of Steel
Com a aproximação dos filmes dos dois principais super-heróis da DC, o número de rumores aumenta proporcionalmente. Batman: Dark Knight Rises já possui uma lista grande de possíveis atores e agora é a vez do Homem de Aço entrar na dança dos rumores. O site australiano What’s Playing afirma que sabe alguns detalhes importantes do filme. Segundo eles, o enredo se baseia em “Clark sendo envolvido em uma espécie de batalha entre duas tribos africanas e, quando ele é obrigado a utilizar seus poderes especiais para resolver a crise, Clark retorna a Smallvile para saber mais sobre suas origens e sobre o herói que ele nasceu para ser”. Segundo as informações, o foco principal do filme seria Clark Kent, alter ego do super-herói. O diretor Zack Snyder (300), responsável pelo longa, já confirmou que gostaria de voltar às origens do herói. Não se sabe ao certo se a informação procede, já que a série de TV Smallvile já se presta, há dez temporadas, a explicar a origem de Clark Kent. Ainda segundo o site australiano, Anne Hathaway (Agente 86) é uma forte candidata a assumir o papel de Lois Lane. Pode ser um rumor totalmente descabido, mas ela traria força à personagem feminina, algo que está em falta nos grandes filmes de super-herói lançados nos últimos anos. A busca pelos atores de Superman: Man of Steel continua e o longa ainda não tem previsão de lançamento.
Christian Bale não estará mais na franquia Batman
O ator Christian Bale (O Exterminador do Futuro: A Salvação) afirmou que seu próximo filme como Batman, The Dark Knight Rises, será o último em que interpretará o Homem-Morcego e seu alter-ego, Bruce Wayne, segundo o E! Online. Nas palavras do ator, sobre sua possibilidade de estar num quarto filme: "A verdade é que essa será, eu acredito, a não ser que Chris [Nolan, o diretor] fale o contrário, a última vez em que interpretarei Batman." Ele diz que só vai acreditar no contrário se ouvir o convite da própria boca do diretor. Bale já será um recordista se fizer o terceiro filme, sendo que Michael Keaton (Batman) fez dois, Val Kilmer (Batman Eternamente) fez um e George Clooney (Batman & Robin) fez o outro, antes da franquia ser assumida e revigorada por Christopher Nolan (A Origem). Isso, claro, sem esquecer do lendário Adam West (Batman - O Homem Morcego), na primeira versão para o cinema, que ficou mais conhecido pela série de televisão.
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Gael García Bernal será o campeão de boxe Roberto Durán em filme
O ator mexicano Gael García Bernal interpretará o panamenho Roberto "Mão de Pedra" Durán, ex-campeão mundial de boxe, em um filme biográfico que será dirigido pelo venezuelano Jonathan Jakubowicz. Segundo informa a edição digital da revista "Variety", Al Pacino está perto de aceitar o papel do preparador Ray Arcel, e que a presença do espanhol Óscar Jaenada está confirmada na produção, embora não tenha especificado o papel que terá no filme. O orçamento da produção de Ben Silverman e Paul Webster será de US$ 15 milhões. "Estou entusiasmado por Gael interpretar Roberto Durán. É uma história que causará um grande impacto", comentou Silverman à revista. Jakubowicz, autor do roteiro, também auxiliará na produção. O filho do ex-boxeador, Robin Durán, desempenhará a função de produtor associado. Roberto Durán fez sua estreia profissional em 1968, aos 16 anos, e se aposentou em 2002, com 50 anos. Em junho de 1980, o pugilista derrotou "Sugar" Ray Leonard e sagrou-se campeão do peso meio médio. Durán surpreendeu a todos quando no combate de revanche, realizado em novembro, retornou ao seu córner do ringue antes do término do oitavo assalto dizendo "não mais", o que deu a vitória a "Sugar Ray". "Aquela luta do 'não mais' é o enigma maior na história do boxe. Este filme desvelará esse enigma", disse Jakubowicz. O filme, que terá o título de "Hands of Stone" ("Mãos de Pedra", em tradução livre), será rodado entre Panamá e Nova York, principalmente em inglês.
Jaden Smith vai estrelar novo filme do diretor de 'O sexto sentido'
Jaden Smith, astro mirim do remake de "Karate Kid", vai estrelar o longa novo filme do diretor de "O sexto sentido", M. Night Shyamalan. As informações são di site da revista norte-americana "Entertainment Weekly". De acordo com a publicação, "One thousand A.E". vai contar uma história de ficção científica que será escrita por Gary Whitta, mesmo roteirista de "O livro de Eli". "Estou lendo o roteiro neste momento. Não quero adiantar nada, pois não seria certo, mas se passa no futuro e é sobre uma viagem", disse o ator à "ET". Ainda segundo Jaden, a Sony Pictures já pensa em rodar uma sequência de "Karatê kid".
Cineasta do Cazaquistão dirige sequência de 'Borat'
Um diretor do Cazaquistão filmou uma sequência para a comédia “Borat”, de 2006, estrelada por Sacha Baron Cohen. Segundo o site da rede britânica BBC, o projeto pretende desfazer a imagem transmitida pelo longa original de Cohen – que conta a história de um jornalista cazaque numa viagem pelos Estados Unidos no encalço da atriz Pamela Anderson. Na continuação dirigida por Erkin Rakishev, intitulada “My brother, Borat”, um repórter americano chamado John vai ao Cazaquistão depois de assistir a “Borat”. No país, ele encontra um panorama diferente do retratado no filme original. A vila onde Borat diz ter nascido, por exemplo, aparece como uma cidade grande e desenvolvida. “Todo cazaque que vai ao ocidente se sente desconfortável em dizer de onde vem. Isso acontece porque as pessoas associam o país ao filme ‘Borat’”, disse Rakishev em entrevista à BBC. “Acredito que tenha cruzado a linha. Eles podem ter desejado apenas fazer uma piada, mas nos insultaram, nos compararam a animais e nos mostraram como bárbaros selvagens.” Depois do lançamento, "Borat" foi banido do Cazaquistão e o governo ameaçou processar Cohen. A previsão é de que o novo filme seja lançado em 2011.
Missão Impossível sem Tom Cruise?
Os fãs do agente Ethan Hunt devem aproveitar ao máximo o quatro filme da série Missão Impossível, pois tudo leva a crer que será o último estrelado por Tom Cruise (Encontro Explosivo). Jeremy Renner (Atração Perigosa) admitiu que está sendo preparado para assumir a franquia. “Não posso prever o futuro ou o que eles (os produtores) querem, mas esta ideia certamente existe”, destacou. 2010 foi um ano particularmente bom para Renner (foto), que recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator por Guerra ao Terror e foi escalado para dois grandes projetos: MI4 e Os Vingadores. O ator interpreta o agente Brandt no novo Missão Impossível, que tem estreia prevista para 16 de dezembro de 2011. Além de Cruise e Renner, Mission Impossible – Ghost Protocol conta com as presenças de Josh Holloway (“Lost”), Anil Kapoor (Quem Quer Ser um Milionário?), Paula Patton (Preciosa – Uma História de Esperança), Ving Rhames (Madrugadas dos Mortos) e Simon Pegg (Todo Mundo Quase Morto) no elenco. A direção é de Brad Bird (Os Incríveis).
'Buffy, a caça-vampiros' terá nova versão para cinema
Sucesso nos anos 90 na TV e no cinema, "Buffy, a caça-vampiros" ganhará uma nova adaptação para as telonas, informaram nesta segunda-feira (22) representantes da Warner Bros. em nota oficial. Charles Roven e Steve Alexander serão os produtores do filme junto com Doug Davison e Roy Lee. Já o roteiro será assinado por Whit Anderson. A Warner Bros. Pictures adquiriu os direitos sobre a franquia, até então em mãos de seus criadores, Fran e Kaz Kuzui, e da produtora Sandollar. O filme original de "Buffy, a caça-vampiros" estreou nos cinemas americanos em 1992 e se tornou um sucesso entre adolescentes. A fita, dirigida por Kuzui e com roteiro de Joss Whedon, teve Kristy Swanson como protagonista, além das participações de Luke Perry, Donald Sutherland, Hillary Swank e David Arquette. Seu êxito proporcionou a criação de uma popular série de televisão, estrelada por Sarah Michelle Gellar e David Boreanaz, entre outros, e novamente com roteiro de Whedon.
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Malin Akerman substituirá Lohan em filme sobre Linda Lovelace
Não demorou muito para que fosse divulgado o nome da substituta de Lindsay Lohan no filme sobre Linda Lovelace, "Inferno". "Estamos escalando Malin Akerman para o papel de Linda Lovelace", disse o diretor Matthew Wilder, segundo a "E!News" no último domingo (21). "Atualmente estamos negociando e resolvendo as questões jurídicas envolvidas em sua contratação", acrescentou. Um dia antes, Wilder revelou que havia desistido de Lohan, falando da "impossibilidade" de assegurar um acordo com a atriz, "e algumas outras questões". Com Akerman (de "Watchmen - O filme" e "Vestida para casar") no papel, Wilder acredita que o já atrasado projeto entrará novamente em andamento, com planos para ser filmado no primeiro trimestre de 2011. Lohan entrou e saiu diversas vezes da prisão e de clínicas de reabilitação no último ano e está atualmente vivendo em uma clínica no sul da Califórnia. "Estivemos ao lado de Lindsay com muita paciência durante muito tempo com muito amor e apoio", disse Wilder.
Daniel Day-Lewis interpretará Abraham Lincoln
O projeto de Steven Spielberg de levar às telonas a história do ex-presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln (1809-1865) parece que finalmente sairá da gaveta. Uma nuvem de indefinições pairava sobre o longa desde que Liam Neeson (A Lista de Schindler) anunciou que não mais estrelaria o mesmo, mas agora, com a chegada de um novo protagonista, tudo leva a crer que o projeto seguirá em frente. Vencedor de dois prêmios no Oscar por Meu Pé Esquerdo e Sangue Negro, Daniel Day-Lewis acaba de ser contratado para viver Lincoln. O anúncio foi feito pela diretora-executiva da DreamWorks, Stacey Snider, e pelo próprio Spielberg. Adaptação do livro “Team of Rivals: The Genius of Abraham Lincoln”, da vencedora do Pulitzer Doris Kearns Goodwin, o filme abordará a participação do décimo-sexto presidente norte-americano na Guerra Civil. As primeiras notícias acerca do projeto davam conta de que Sally Field (Norma Rae) iria interpretar a esposa do ex-presidente, Mary Todd Lincoln. Não há confirmação de que a atriz continua envolvida na produção. Lincoln deve começar a ser rodado no final de 2011. Ainda não há previsão de lançamento.
domingo, 21 de novembro de 2010
Lindsay Lohan é oficialmente cortada de filme sobre atriz pornô Linda Lovelace
Definitivamente, 2010 será um ano do qual Lindsay Lohan não vai ter boas lembranças. Como se não bastassem seus problemas com drogas e as temporadas que passou na prisão , o diretor de "Inferno", Matthew Wilder, confirmou neste sábado ao site 'E!Online' que a atriz está definitivamente fora da produção, que conta a biografia da atriz pornô Linda Lovelace, de "Garaganta profunda". "Ficamos presos a Lindsay por muito tempo. Mas agora a impossibilidade de conseguir um seguro para ela, entre outras coisas, tornou impossível continuar", disse Wilder. Lindsay, que chegou a posar para o cartaz do filme, encontra-se em uma clínica de reabilitação por ordem judicial até janeiro. Segundo o diretor, já existe uma atriz para ocupar o lugar de Lohan. "Já estamos trabalhando algumas questões legais para que essa atriz possa participar do filme", contou.
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
'Atividade paranormal 3' chegará aos cinemas em 2011
O estúdio Paramount Pictures deu sinal verde para a produção de um terceiro filme da saga "Atividade paranormal" depois de a sequência ter superado os US$ 150 milhões nas bilheterias mundiais, informa nesta quinta-feira (18) a revista "Variety". O filme já tem até data de estreia: 21 de outubro de 2011, poucos dias antes do Halloween, como ocorreu este ano com "Atividade paranormal 2". Oren Peli, diretor do primeiro filme, participará do processo criativo, que contará também com o produtor Jason Blum. "Atividade paranormal" transformou-se em uma das sagas mais lucrativas do cinema com suas tramas de casas amaldiçoadas realizadas com um orçamento mínimo para os padrões de Hollywood. O primeiro filme, produzido com US$ 15 mil, estreou em setembro de 2008 e faturou cerca de US$ 200 milhões no mundo todo, enquanto que a segunda parte, que chegou aos cinemas em outubro, custou US$ 3 milhões e até o momento arrecadou mais de US$ 156 milhões.
Academia anuncia documentários selecionados para o Oscar 2011
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou na tarde desta quinta-feira (18) a lista dos 15 pré-candidatos ao Oscar de melhor documentário. Entre os escolhidos estão filmes de dois diretores oscarizados, Davis Guggenheim, de "Uma verdade inconveniente", e Alex Gibney, de "Taxi to the dark side", vencedores da categoria em 2007 e 2008, respectivamente. Os 15 títulos disputam uma vaga entre os três indicados ao Oscar 2011. Os finalistas serão conhecidos dia 25 de janeiro, e a cerimônia de entrega do prêmio deve acontecer em 27 de fevereiro, no Teatro Kodak, em Los Angeles.
Confira a lista completa:
- “Client 9: The rise and fall of Eliot Spitzer”, dirigido por Alex Gibney
- “Enemies of the people”, dirigido por Rob Lemkin e Thet Sambath
- “Exit through the gift shop”, dirigido por Banksy
- “Gasland”, dirigido por Josh Fox
- “Genius within: The inner life of Glenn Gould”, dirigido por Michele Hozer and Peter Raymont
- “Inside job”, dirigido por Charles Ferguson
- “The lottery”, dirigido por Madeleine Sackler
- “Precious life”, dirigido por Shlomi Eldar
- “Quest for honor”, dirigido por Mary Ann Smothers Bruni
- “Restrepo”, dirigido por Tim Hetherington e Sebastian Junger
- “This way of life”, dirigido por Thomas Burstyn
- “The Tillman story”, dirigido por Amir Bar-Lev
- “Waiting for Superman”, dirigido por Davis Guggenheim
- “Waste land”, dirigido por Lucy Walker
- “William Kunstler, disturbing the universe”, dirigido por Emily Kunstler e Sarah Kunstler
Os filmes foram escolhidos pelo comitê da Academia responsável pela categoria a partir de uma lista prévia de 101 longas-metragens inscritos.
Novo filme de Pablo Trapero ganhará refilmagem
A sede de Hollywood por refilmagens parece insaciável. Até bem pouco tempo atrás o foco estava em clássicos do cinema ou filmes que conquistaram gerações, mas agora, ao que parece, o cinema norte-americano volta seus olhos para o cinema estrangeiro. Seguindo o que aconteceu, por exemplo, com as produções suecas Deixa Ela Entrar e Os Homens que Não Amavam as Mulheres, agora é a vez da produção argentina "Abutres" ganhar versão norte-americana. Estrelado por Ricardo Darín e Martina Gusman, o novo filme de Pablo Trapero foi um dos destaques do último Festival do Rio e foi escolhido o representante da Argentina na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Scott Cooper (Coração Louco) está cotado para dirigir o longa, que terá roteiro de Aaron Stockard (Atração Perigosa).
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Joe Strummer, ex-líder do Clash, vai ganhar cinebiografia
O músico inglês Joe Strummer, líder do Clash morto em 2002, vai ganhar uma cinebiografia. Ainda sem data de lançamento prevista, o filme será realizado pela produtora britânica Film4, informa o site International Screen Daily. Damian Jones (de “Caiu do céu”) e Simon Halfon (de “Sleuth”) aparecem nos créditos como produtores. Ainda não há notícias de atores escalados para o projeto. Quem assina o roteiro é Paul Viragh, responsável pela trama de “Sex & drugs & rock & roll”. Lançado este ano, o longa conta a história do músico inglês Ian Dury, que na tela é interpretado por Andy Serkis. Recentemente, a vida de Strummer foi assunto em dois documentários: “Joe Strummer: the future is unwritten”, de 2007, e o mais recente “Strummerville”, lançado este ano pelo diretor Don Letts.
Produtora de Brad Pitt quer fazer filme de mineradores resgatados no Chile
A produtora de Brad Pitt, Plan B Entertainment, negocia a aquisição dos direitos para fazer um filme sobre os 33 mineradores resgatados em outubro passado de uma jazida no Chile, informou nesta segunda-feira (15) a revista "The Hollywood Reporter". O advogado dos mineradores, Edgardo Reinoso Lundstedt, afirmou que a empresa do ator tinha oferecido alguns milhões de dólares para garantir a produção da história no cinema. A empresa de Hollywood teria cogitado inclusive contar com alguns dos mineradores para o elenco. Representantes da Plan B Entertainment visitaram o Chile pelo menos duas vezes nas últimas semanas. A oferta da empresa de Brad Pitt é uma das numerosas que Lundstedt recebeu desde que os mineradores foram resgatados, após ficarem 69 dias soterrados.
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Diretor revela nome do próximo filme de Wolverine
O próximo filme baseado no herói dos quadrinhos Wolverine vai se chamar... "The Wolverine". Só isso. Curto e grosso, o título escolhido visa destacar a independência do longa de Darren Aronofsky com relação a outros filmes com o herói - os da série "X-Men" e o desastroso "X-Men origens: Wolverine", lançado em 2009. A informação foi dada ao site Hit FX pelo próprio Aronofsky, conhecido por filmes como "O lutador" e "Réquiem para um sonho". Apesar da tentativa de se livrar do passado, o filme deverá trazer de volta o ator Hugh Jackman, que interpretou o herói em todas as adaptações para o cinema. O roteiro do filme é inspirado em uma história da dupla Frank Miller e Chris Claremont em que Wolverine viaja ao Japão disposto a enfrentar samurais para se casar com uma amante japonesa. Ainda segundo o Hit FX, as filmagens do longa devem começar em março de 2011.
Bill Clinton terá papel na continuação de 'Se beber, não case'
O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton terá um pequeno papel interpretando a si mesmo na segunda parte da comédia "Se Beber, Não Case", informou neste domingo a edição digital da revista "People". Clinton rodou sua participação este sábado (13) em Bangcoc, na Tailândia, onde se desenvolve atualmente parte da produção do filme. O ex-presidente se encontrava na cidade para fazer um discurso sobre economia, energias limpas e mudança climática. O portal "TMZ.com", especializado em informação de famosos, publicou uma fotografia de Clinton no cenário da filmagem, que contou com uma equipe de segurança extra para a ocasião. A primeira parte do filme teve a participação do ex-boxeador Mike Tyson, enquanto originalmente para esta segunda se contava com a presença de Mel Gibson, uma decisão que foi cancelada depois que parte da equipe da obra não concordou com a escolha. Finalmente Gibson foi substituído por Liam Neeson. O filme, dirigido por Todd Philips, conta de novo com Bradley Cooper, Ed Helms, Zach Galifianakis e Justin Bartha em seu elenco.
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
José Padilha pode dirigir produção internacional
Em alta com o sucesso de Tropa de Elite 2, o diretor José Padilha pode assumir o comando de Tales From the Gangster Squad. O longa gira em torno do mundo da máfia na Califórnia e de um esquadrão especial criado para combater este universo. Trata-se de um dos projetos mais bem vistos pela Warner Bros., que deseja iniciar a pré-produção o mais rápido possível. A vontade do estúdio era iniciar os trabalhos já no início de 2011, mas teve que adiar seus planos após ver seu diretor (Darren Aronofsky) abandonar a produção para se dedicar a outro filme (Wolverine 2). Além de Padilha, Ruben Fleischer (Zumbilândia) e Scott Cooper (Coração Louco) estão sondados para dirigir a produção, que foi descrita pela produtor Dan Lin como “Os Intocáveis nas ruas de Los Angeles”. Tales From the Gangster Squad ainda não possui previsão de lançamento.
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Morre aos 91 anos o produtor italiano Dino De Laurentiis
Dino De Laurentiis, célebre produtor de diretores italianos como Federico Fellini e Roberto Rossellini, faleceu aos 91 anos em Los Angeles, Califórnia, informou a agência italiana de notícias Ansa nesta quinta-feira (10). De Laurentis, cujo nome verdadeiro era Agostino De Laurentiis, nasceu em 8 de agosto de 1919 na cidade de Torre Annunziata, perto de Nápoles. Começou a trabalhar cedo com cinema, e aos 20 anos de idade se tornou um dos principais produtores da safra italiana do pós-guerra e do neo-realismo. Ele lançou longas como “Arroz amargo” (1949), de Giuseppe De Santos, “Onde está a liberdade?” (1954), de Roberto Rossellini, e “A grande guerra” (1959), de Mario Monicelli, com Alberdo Sordi e Vittorio Gassman (vencedor do Leão de Ouro em Valência). Além de suas colaborações com Fellini e Rosselini, ele também ficou conhecido pelo trabalho em grandes sucessos do cinema dos Estados Unidos, país para o qual se mudou na década de 70. Realizou "Serpico" (1973), de Sidney Lumet e "Três dias do condor" (1975), de Sydney Pollack. Sua extensa lista de trabalhos inclui ainda longas dirigidos pelo cineasta David Lynch, como "Duna" (1984) e "Veludo Azul" (1986). Ele também produziu as três sequências de "Silêncio dos inocentes" (1991): "Hannibal" (2001), "Dragão vermelho (2002) e "Hannibal - a origem do mal" (2007). Casou-se em 1957 com a atriz Silvana Mangano. O casal se divorciou em 1988, um ano antes de Silvana morrer vítima de um câncer.
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Indiana Jones
Quem pensa que Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal retratou o fim do arqueólogo mais famoso do cinema pode estar errado. O ator Harrison Ford voltou a falar sobre a possibilidade de um quinto filme na franquia, destacando que George Lucas já está trabalhando no roteiro do mesmo. “Espero que ele (Lucas) esteja trabalhando duro no roteiro, pois quero fazer mais um”, destacou Ford, colocando como única pendência a necessidade dele, George Lucas e Steven Spielberg estarem de acordo com a realização. Recentemente, Shia LaBeouf (Transformers – A Vingança dos Derrotados) revelou ter se reunido com Spielberg para tratar de seu retorno em Indiana 5, o que mostra que a produção não está tão parada quanto parece. Indiana Jones 5 ainda não tem previsão de lançamento, mas é bom não demorarem muito, uma vez que Ford já se aproxima da casa dos 70 anos.
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Diretor de Atividade Paranormal em novo filme
O diretor Oren Peli (foto), responsável pelo primeiro Atividade Paranormal, fechou contrato para assumir o comando de Eliza Graves. Adaptação de conto homônimo de Edgar Allan Poe, considerado o mestre do terror na literatura, o filme conta a história de uma estudante de medicina da conceituada Universidade de Harvard que decide ir trabalhar em um hospício. O problema é que o local foi tomado por seus pacientes. Antes de Peli fechar contrato, a atriz Jodie Foster esteve cotada para dirigir a produção. Joe Gangemi (Estrada Maldita) é o responsável pelo roteiro de Eliza Graves, que ainda não possui data prevista para chegar aos cinemas. Este é apenas um dos inúmeros projetos envolvendo a obra e a vida de Allan Poe. O mais inusitado destes é The Raven, que trará o escritor na pele de John Cusack correndo atrás de um assassino serial que imita os crimes presentes em seus livros. O título da produção faz referência ao conto mais famoso do autor, “O Corvo”.
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
David Duchovny fala sobre Arquivo X 3
David Duchovny, estrela da série homônima e dos filmes Arquivo X – O Filme e Arquivo X – Eu Quero Acreditar, revelou que a franquia pode ganhar mais um filme. Segundo o intérprete de Fox Mulder, Arquivo X 3 espera apenas o sinal verde da Fox Film, estúdio responsável pela série, para ganhar vida. O ator revelou ainda que o roteiro já está sendo desenvolvido e que a produção caberá novamente à Frank Spotnitz. Gillian Anderson, que dá vida à Dana Scully na franquia, também estaria torcendo para um terceiro filme. Se autorizado pela Fox, The X Files 3 (no original) pode ser lançado em dezembro de 2012. Segundo Duchovny, a intenção dos realizadores é lançar o filme na data apontada como a do “fim do mundo” pelo calendário Maia, no caso 21/12/2012.
domingo, 7 de novembro de 2010
Morre a atriz Jill Clayburgh, duas vezes indicada ao Oscar
A atriz norte-americana Jill Clayburgh, duas vezes indicada ao Oscar pelos papéis em “Uma mulher descasada” e “Encontro e desencontros”, morreu nesta sexta-feira (5) de leucemia, aos 66 anos. O marido de Clayburgh, o roteirista David Rabe, disse ao jornal “The New York Times” que a atriz morreu na residência do casal, em Lakeville, Connecticut, ao lado dele, dois filhos e o enteado. A atriz lutava contra a leucemia há 21 anos. Clayburgh é lembrada por interpretar mulheres independentes e fortes, como as protagonistas de “Uma mulher descasada”, de 1978, e “Encontros e desencontros”, de 1979, com Burt Reynolds e Candice Bergen. Os dois trabalhos lhe renderam indicações ao Oscar de melhor atriz. Jill Clayburgh começou sua carreira no cinema e na Broadway na década de 60, pertenceu à primeira geração de atrizes jovens que interpretavam personagens inspiradas nos ideais feministas, assim como Ellen Burstyn, Carrie Snodgress e Marsha Mason.
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Mostra de SP premia o drama alemão 'Quando partimos'
O drama alemão "Quando partimos", da diretora Feo Aladag, levou o troféu Bandeira Paulista de melhor filme na 34ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que anunciou seus vencedores nesta quinta-feira (4), na Cinemateca. O júri presidido pelo cineasta britânico Alan Parker também concedeu um prêmio especial ao sueco "Beyond", de Pernilla August, e sua protagonista, a atriz Noomi Rapace. Candidato da Alemanha a uma vaga no Oscar 2011 pela estatueta de "melhor filme estrangeiro", "Quando partimos" conta a história de uma mulher que foge do marido violento em Istambul e volta a viver com sua família, em Berlim. Nesse retorno, ela sofre para se adaptar à vida com os pais. Outro drama familiar é "Beyond", que fala de uma mulher que tem de reencontrar sua mãe que está à beira da morte. Mãe e filha sempre tiveram um relação conflituosa e esse reencontro é penoso para ambas. Das produções nacionais exibidas entre os mais de 400 filmes selecionados pela Mostra, os destaques foram o curta "Pimenta", de Eduardo Mattos, que recebeu dois prêmios da crítica, "Rosa morena", de Carlos Oliveira, alé de "Meninos de Kichute", de Luca Amberg, eleito pelo público da Mostra como o melhor longa nacional. "É uma felicidade receber esse prêmio, depois de quatro anos tentando concretizar esse filme", comemorou Amberg, cujo filme que fala sobre um garoto que sonha se tornar jogador de futebol nos anos 70, apesar da contrariedade do pai. Momento emocionante da cerimônia - apresentada por Cris Couto e Serginho Groisman - foi a homenagem da Mostra ao diretor Carlos Reichenbach. Autor de 17 filmes, o cineasta gaúcho de 65 anos recebeu um prêmio especial pelo conjunto de sua obra. Reichenbach sofre de catarata e citou o filme "Dirigindo no escuro", de Woody Allen, ao agradecer o prêmio. "Estou praticamente ceguinho, com um medo danado de fazer uma operação. Mas essa homenagem agora me encoraja para seguir em frente", garantiu.
Confira a lista das produções premiadas na Mostra:
Os escolhidos do júri
Melhor Filme: "Quando Partimos", de Feo Aladag
Prêmio especial: "Beyond", de Pernilla August
Melhor atriz: Noomi Rapace, por "Beyond", de Pernilla August
Documentário: "Jardim sonoro", de Nicola Bellucci
Prêmio especial: "O samba que mora em mim", de Georgia Guerra-Peixe
Os escolhidos da crítica
Melhor Filme: "Mistérios de Lisboa" (Portugal), de Raoul Ruiz
Prêmio especial: "Carlos" (França/Alemanha), de Olivier Assayas
Os escolhidos do público
Filme nacional: "Meninos de Kichute", de Luca Amberg
Filme internacional: "Balibo", de Robert Connoly
Documentário nacional: "José & Pilar", de Miguel Gonçalves Mendes
Documentário internacional: "Pense global, aja rural", de Coline Serreau
Prêmio da Juventude: "O mágico", de Sylvain Chomet
Prêmio aquisição Canal Brasil para curta-metragem: "Pimenta", de Eduardo Mattos.
Prêmio Itamaraty
Curta: "Pimenta", de Eduardo Mattos
Longa: "Rosa morena", de Carlos Oliveira
Documentário: "Lixo extraordinário", de Lucy Walker, João Jardim, Karen Harley
Prêmio especial: homenagem pelo conjunto da obra ao diretor Carlos Reichenbach
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Scarlett Johansson viverá alienígena sexy em novo filme
Scarlett Johansson (Homem de Ferro 2) acaba de assinar contrato para protagonizar a ficção-científica Under the Skin, novo filme de Jonathan Glazer (Reencarnação). A belíssima atriz interpretará uma alienígena disfarçada na Terra que usa sua principal força, a voracidade sexual, para capturar suas presas. Apesar de eficiente no cumprimento de sua tarefa, a alienígena sexy se deixará afetar pela complexidade da Terra e dos seres humanos. Adaptação de romance homônimo de Michael Faber, o longa tem roteiro escrito por Glazer e Walter Campbell, e produção de Nick Wechsler (Réquiem para um Sonho) e James Wilson (Um Olhar do Paraíso). Under the Skin ainda não possui previsão de estreia.
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Roland Emmerich em ficção de baixo orçamento
Conhecido por comandar grandes produções, Roland Emmerich pode dirigir um filme de baixo orçamento sobre invasão alienígena. O diretor de Independence Day e O Dia Depois de Amanhã prepara novo filme-catástrofe, com a diferença sendo justamente a falta de verbas e de atores badalados. Zone está orçado em US$ 5 milhões, nada perto dos US$ 200 milhões gastos com 2012, e mostra a intenção do diretor em abandonar o estigma de realizar projetos com grandes efeitos visuais e roteiro pobre. O objetivo seria realizar algo na forma de Cloverfield – Monstro e Atividade Paranormal. Ainda não há previsão de estreia. Antes de Zone, Emmerich lança ainda o thriller político Anonymous em setembro de 2011.
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Leonardo DiCaprio vai interpretar assassino serial em novo longa
O ator Leonardo DiCaprio interpretará o assassino serial Henry Howard Holmes na adaptação para o cinema do livro "The devil in the white city" (2003), de Erik Larsson. DiCaprio também vai produzir o longa, informou nesta segunda-feira (1) o site "The Hollywood Reporter", especializado em cinema. A história narra a trajetória de dois homens que marcaram a Exposição Universal de Chicago de 1893: o arquiteto Daniel H. Burnham, responsável pela construção da feira, e Holmes, suspeito numa sequência de mortes na época do evento. O projeto de levar ao cinema a obra de Larsson circulou por Hollywood durante anos, mas nenhum estúdio havia decidido realizar o filme. Entre os nomes que já se envolveram com ele aparecem os de Kathryn Bigelow, Tom Cruise e Paula Wagner. "The devil in the white city" foi traduzido para 17 idiomas e teve 2,3 milhões de exemplares vendidos no mundo todo. Ainda não há previsão de lançamento do filme.
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Filme israelense vence o festival de Tóquio
Um filme israelense sobre um menino que para de crescer durante três anos venceu o prêmio mais importante do 23º Festival Internacional de Cinema de Tóquio, dando ao diretor Nir Bergman o principal troféu da mostra pela segunda vez. "Intimate grammar", que recebeu o prêmio Sakura Grand Prix, foi escolhido entre 15 competidores de 80 países e regiões e conta a história de Aaron, filho de um sobrevivente do Holocausto que busca o refinamento na arte em meio a uma sociedade cada vez mais militante. Bergman se tornou o primeiro diretor a vencer o prêmio Sakura duas vezes. A primeira vez foi em 2002 pelo filme "Asas partidas". Bergman havia afirmado na última semana que o filme foi baseado em um romance israelense chamado "Book of Intimate Grammar", de David Grossman, que lhe "deu um choque emocional como se estivesse lendo sobre sua própria vida". "Eu amei tanto os personagens e pensei que mereciam estar na tela", disse o cineasta. O prêmio de melhor diretor foi para Gilles Paquet-Brenner por "Sarah's key", um filme francês sobre o destino de uma família judia na 2ª Guerra Mundial. O filme também venceu o prêmio de favorito do público. "Muito obrigado! Agora posso pagar meus impostos", disse Paquet-Brenner, quando os prêmios foram anunciados. Kaneto Shindo, um diretor japonês de 98 anos, venceu o prêmio especial do júri por "Post card", sobre o impacto da 2a Guerra nos moradores de uma comunidade rural japonesa. Recebendo o prêmio em uma cadeira de rodas, Shindo usou a ocasião para anunciar sua aposentadoria. "Espero com todo o coração que todos vocês se saiam bem e façam bons filmes". Fan Bingbing ganhou o prêmio de melhor atriz por seu papel em "Buddha mountain", uma co-produção entre China e Taiwan dirigida por Li Yu que também recebeu o prêmio de melhor contribuição artística.
Assinar:
Postagens (Atom)