domingo, 8 de novembro de 2009
A EXPANSÃO DO PARQUE EXIBIDOR
Finalmente o governo federal anunciou seu primeiro programa de expansão do parque exibidor brasileiro. Intitulado Cinema da Cidade, o projeto prevê a possibilidade de emendas parlamentares no valor de R$ 1,5 milhões para beneficiar municípios sem salas de cinemas e com população entre 20 mil e 100 mil habitantes. Nesta sexta-feira, o Segundo Caderno publica uma reportagem sobre o programa, trazendo opiniões de políticos e de profissionais do setor audiovisual brasileiro. Na edição, nós adiantamos, ainda, o próximo projeto de implantação de salas, que deverá se chamar Cinema Perto de Você, contemplando cidades com mais de 100 mil moradores.
Abaixo, estão alguns depoimentos sobre o Cinema da Cidade:
Mariza Leão, produtora e presidente do Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav): "Eu aplaudo o programa de joelhos. Eu acho que o Ministério da Cultura e Agência Nacional de Cinema focaram na questão crucial. Se eles conseguiram colocar cinema em todas as 1.177 cidades do projeto, serão 50% a mais de salas. Finalmente temos uma política pública responsável para o cinema."
Cacá Diegues, cineasta: "É um projeto extraordinário, já que um dos grandes problemas do cinema nacional é a falta de espaço para exibir os filmes. É um absurdo que um país com 200 milhões de habitantes tenha apenas pouco mais de 2.000 salas. Esta notícia combinada com o Vale-Cultura vai mudar o patamar do cinema no Brasil, levando justamente o público que não tem acesso ao cinema."
Adaílton Medeiros, diretor do Ponto Cine: "Nós já tentamos articular com cidades do interior do Rio e até de outros estados na intenção de ajudar a construir salas que tenham espaço para o cinema brasileiro e sempre esbarramos na viabilidade. Preciso entender melhor como funciona esse projeto, mas tudo o que puder beneficiar o cinema brasileiro tem o apoio do Ponto Cine."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário