segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Tobey Maguire diz por que aceitou fazer Homem-Aranha 4

















Tobey Maguire está dando entrevistas sobre seu novo filme, o drama Brothers. Obviamente, com Homem-Aranha 4 prestes a começar, tudo o que a imprensa quer saber é o quanto ele já sabe sobre o filme. "Eu vi... algum material", revelou à MTV News, quando perguntado se já leu o roteiro. "As pessoas me contam sobre os boatos - eu os conheço. Acho muito interessantes, mas não presto atenção demais. De qualquer maneira, gosto muito que as pessoas estejam falando e interessadas no filme", completou. Ao Boston Globe, que soube fazer perguntas mais interessantes, Maguire discutiu os boatos sobre sua suposta relutância em voltar a viver Peter Parker. "Eu não estava exatamente relutante. Para mim é um processo complicado decidir se volto ou não a um determinado papel... eu tenho que acordar cedo pra trabalhar e me sentir bem sabendo que estou deixando meus filhos por uns 5 meses. É um grande comprometimento", comentou. Por que Homem-Aranha 4 conseguiu atrai-lo então? "É que espero poder evoluir o personagem, levá-lo a uma nova direção. Ele ainda será Peter Parker, mas espero que consigamos seguir adiante com ele muito pouco, me dando novos desafios como ator no processo", concluiu. Por enquanto apenas Maguire, Kirsten Dunst e Dylan Baker já confirmaram que retornam ao elenco. Sam Raimi dirige. A estreia acontece em 6 de maio de 2011.

sábado, 28 de novembro de 2009

'Distrito 9' pode ser uma das surpresas do Oscar

















Historicamente, Academia costuma premiar filmes de ficção científica. Com baixo custo, longa sobre ETs deu bons resultados nas bilheterias. Num ano cheio de sucessos inesperados sem grandes estrelas no elenco, "Distrito 9" surge como um campeão de bilheteria ainda mais inesperado do que a comédia "Se beber, não case", feita sob medida para agradar multidões, ou o thriller sobrenatural "Atividade paranormal". Rodado com um orçamento relativamente baixo para a indústria - cerca de US$ 30 milhões - e com elenco e diretor (Neill Blomkamp) desconhecidos, "Distrito 9" reverteu a sabedoria convencional de Hollwyood ao combinar uma alegoria sobre o apartheid com uma boa dose de ação. A mistura já rendeu mais de US$ 200 milhões nas bilheterias mundiais e também obteve uma boa repercussão da crítica. "Foi uma verdadeira surpresa as ótimas críticas que tivemos", disse o sul-africano Sharlto Copley, 35 anos. "Eu esperava que as pessoas fossem encontrar todo tipo de buracos (na trama) e problemas com a minha atuação, mas acho que os críticos passaram por cima de muitas coisas simplesmente porque é um filme com muito frescor". "Distrito 9" coloca elementos bem comerciais, como alienígenas e violência, em um ambiente totalmente novo, junto com um subtexto político e um personagem inesperado num filme de gênero - o burocrata nerd interpretado por Copley. Wikus, o personagem de Copley, que não é ator profissional, interpreta um funcionário sul-africano encarregado de retirar cerca de 2 milhões de extraterrestres de uma "township" (favela) de Johanesburgo, mas acaba sendo perseguido por seus próprios empregadores. "Fiz o filme para mim, que é a única forma que eu acho que se deve fazer um filme", disse Blomkamp, nascido em Johanesburgo. "Achei que fosse agradar a um pequeno núcleo de fãs exaltados de ficção científica, então toda aclamação da crítica tradicional me apanhou desprevenido". Mas será que "Distrito 9" tem chances de vencer o Oscar neste ano, já que a categoria de melhor filme passou de cinco para dez indicados? "Todos estão muito curiosos sobre como ele irá se sair (na premiação)", disse o crítico Leonard Maltin, do programa de TV "Entertainment Tonight". "É um dos filmes mais comentados do ano, e com razão. É um dos filmes mais originais deste e de qualquer ano", acrescentou. Historicamente, o Oscar premia filmes de fantasia e ficção científica em todas as categorias, menos na principal, segundo Maltin. Blomkamp, de 30 anos, disse que ficará chocado se "Distrito 9" for indicado ao Oscar de melhor filme. "Mas acho que Sharlto merece uma indicação (de melhor ator), embora eu não saiba se isso é realista." Tanto Copley quanto Blomkamp já estão recebendo convites para projetos em Hollywood.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Terror de lobisomens dos anos 80 deve ganhar refilmagem

















'Grito de horror' deve voltar aos cinemas no Halloween de 2010. 'The howling: reborn' será dirigido por Joe Nimziki. Na esteira do sucesso dos lobisomens de "Lua nova", o terror "Grito de horror" ("The howling"), lançado em 1981, deve ganhar uma refilmagem em 2010. Segundo a revista "Variety", o longa-metragem será intitulado "The howling: reborn" e deve ser lançado no Halloween do próximo ano. Os produtores independentes Joel Kastelberg e Etchie Stroh, que estão à frente do projeto, planejam iniciar as filmagens em fevereiro. A direção ficará a cargo do ex-executivo da MGM e da Sony Joe Nimziki, que vai estrear no comando de longa-metragens. Dirigido por Joe Dante, o filme original é estrelado por Dee Wallace-Stone, que interpreta uma jornalista perseguida por um lobisomen. O elenco também traz John Carradine, Belinda Balaski e Dennis Dugan. Steve Lane e Bob Pringle, produtores executivos de "Grito de horror", também vão participar do novo projeto.

Hugh Jackman vai estrelar novo projeto de Steven Spielberg

















Aventura futurista deve estrear em 2011; filmagens começam em junho. Astro vai interpretar boxeador que teme ser substituído por robôs. Hugh Jackman foi escalado para protagonizar a aventura futurista "Real steel", que terá Steven Spielberg como produtor executivo. De acordo com a revista "Variety", o filme deve chegar aos cinemas em 2011. Baseado em um conto de Richard Matheson, "Real steel" gira em torno de um boxeador (Jackman) que tem que se reinventar quando lutadores humanos começam a ser substituídos por robôs que sempre ganham. Ele também descobre que tem um filho de 11 anos, com quem começa a se relacionar. As filmagens devem começar em junho de 2010. Ainda não há confirmação se Spielberg também vai trabalhar como diretor no projeto. Robert Zemeckis (de "Forrest Gump") também vai participar como produtor no longa-metragem.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

DEZ PRÉ -SELECIONADOS À ESTATUETA DE MELHOR CURTA METRAGEM EM ANIMAÇÃO


















A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou o nome dos dez pré -selecionados à estatueta de Melhor curta metragem em Animação. Os indicados finais (5 curtas) serão conhecidos 2 de fevereiro de 2010. Já a cerimônia de entrega ocorrerá em 7 de março, no Kodak Theatre.

Confira os 10 filmes postulantes à vaga:

"The Cat Piano", de Eddie White e Ari Gibson
"French Roas", de Fabrice O. Joubert
"Granny O’Grimm’s Sleeping Beauty", de Nicky Phelan
"The Kinematograph", de Tomek Baginski
"La Dama y La Muerte", de Javier Recio Gracia
"Logorama", de Nicolas Schmerkin
"A Matter of Loaf and Death", de Nick Park
"Partly Couldy", de Peter Sohn
"Runaway", de Cordell Barker
"Variete", de Roelof van den Bergh

sábado, 21 de novembro de 2009

Spike Lee e Antoine Fuqua adaptam HQ para o cinema














Os diretores Spike Lee (O Plano Perfeito) e Antoine Fuqua (Atirador, Dia de Treinamento) estão trabalhando juntos na adaptação ao cinema da graphic novel Miss: Better Living Through Crime. Fuqua cuidará da direção e Lee entra como produtor-executivo. originalmente criada pelos franceses Philippe Thirault, Marc Riou e Mark Vigouroux, a graphic novel conta a história de Nola e Slim, dois improváveis parceiros na Nova York de 1900, atuando como assassinos de aluguel. Nola é uma garota branca e pobre que, depois de ser expulsa do orfanato, aprende a se virar nas ruas. Slim é um cafetão negro de passado duvidoso tentando manter-se vivo. John Ridley está escrevendo a adaptação cinematográfica. A produção ficará por conta de Hicham Benkirane, que também trabalhou na editora francesa Les Humanoides Associes durante o desenvolvimento da HQ. Pierre Spengler e Fabrice Giger também cuidam da produção-executiva, ao lado de Lee.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Morre Herbert Richers














Morreu nesta sexta-feira (20) o produtor de cinema Herbert Richers. Conhecido pela frase “versão brasileira Herbert Richers”, dita nos filmes dublados na TV, o produtor vai ser velado esta tarde no Memorial do Carmo, na Zona Portuária do Rio, e será cremado no sábado (21). Ele estava internado desde o último dia 8 na Clínica São Vicente, na Zona Sul da cidade. Ele sofria de problemas nos rins. Herbert tinha 86 anos e nasceu em Araraquara, no interior de São Paulo e começou a produzir filmes em meados dos anos 50. Foram cerca de 60 filmes ao longo de sua carreira. Ainda nos anos 50 fundou a empresa que leva seu nome e começou na distribuição de filmes. Mais tarde, ela se transformou numa das pioneiras na dublagem Brasil e ainda hoje é uma das maiores no ramo no país.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Oscar divulga lista de documentários finalistas
















Os organizadores do Oscar 2010 anunciaram nesta quinta-feira (19) a lista dos finalistas para as indicações ao Oscar de melhor documentário. Os 15 filmes selecionados vão disputar uma das cinco vagas entre os indicados da categoria. A lista inclui "Food, Inc.", que analisa a indústria alimentícia, "The Cove", sobre a captura de golfinhos no Japão, e ''Valentino, the last emperor", que retrata o estilista italiano. Alguns dos documentários mais comentados do ano ficaram de fora, como "Capitalism: a love story", de Michael Moore, "Tyson", sobre o famoso boxeador, "A todo volume", que reúne os guitarristas Jimmy Page e The Edge, e "A edição de setembro", que revela os bastidores da revista "Vogue". O 82º Oscar será entregue pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas no dia 7 de março. Os indicados serão revelados dia 2 de fevereiro.

Confira abaixo a lista completa dos documentários finalistas.

"The beaches of Agnes"
"Burma VJ"
"Every little step"
"Facing Ali"
"Garbage dreams"
"Living in emergency: stories of Doctors Without Borders"
"The most dangerous man in America: Daniel Ellsberg and the Pentagon papers" "Mugabe and the white African"
"Sergio"
"Soundtrack for a revolution"
"Under our skin"
"Valentino, the last emperor"
"Which way home"

Gilberto Gil

















Gilberto Gil, em Oslo, aceitou convite da diretora Grete Salomonsen para atuar em seu novo longa com Kris Kristofferson. Trata-se de um filme sobre a emigração na Noruega do início do século passado, quando o país era o mais pobre da Europa e muitos jovens saíram para tentar a vida no Novo Mundo. Kristofferson fará um migrante que vai parar em Recife, onde conhece um menino escravo, com quem vai para Nova York. Gil, que viverá o ex-escravo na maturidade, filmará em Los Angeles, em janeiro.

Academia escolhe diretor para transmissão do Oscar 2010

















Programa será dirigido pelo veterano da MTV Hamish Hamilton. Hamilton já comandou shows de U2, Christina Aguilera e Stevie Wonder. Os organizadores do Oscar 2010 anunciaram nesta quarta-feira (18) o nome do diretor que comandará a transmissão da 82ª edição da cerimônia, Hamish Hamilton. Veterano das premiações da MTV, Hamilton também é conhecido por ter dirigido shows de U2, Christina Aguilera, Stevie Wonder e Neil Diamond. A entrega do Oscar está marcada para dia 7 de março, e a lista dos indicados será divulgada em 2 de fevereiro.Um dos produtores do 82º Oscar, Adam Shankman, afirmou que Hamilton "vai trazer um olhar de frescor e experiência em tecnologia para o palco do Oscar". Shankman promete um show cheio de novidades.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Barretão diz que vai se aposentar














Em coletiva na tarde desta quarta-feira, Luiz Carlos Barreto anunciou que não vai mais produzir filmes e disse que "Lula, o filho do Brasil" foi seu último trabalho como produtor. Ele também pediu desculpas à organização do Festival de Cinema de Brasília pelo seu comportamento na sessão de pré-estreia do longa sobre a vida do presidente. Na abertura do evento, na noite de terça, ele reclamou da superlotação na sala de cinema, culpando os organizadores. Barretão, como é chamado no meio cinematográfico, tem 81 anos e mais de 20 filmes no currículo de produtor. Ele começou a carreira em 1961, produzindo "Assalto ao trem pagador", de Roberto Farias. Nome importante do Cinema Novo e um dos grandes ativistas culturais do país, Luiz Carlos teve papel decisivo nas carreiras dos cineastas Glauber Rocha, Cacá Diegues, Nelson Pereira dos Santos, Joaquim Pedro de Andrade e Walter Lima Jr. Seus filhos são diretores de famosos filmes do cinema brasileiro. Bruno Barreto assinou "Dona Flor e seus dois maridos", "O que é isso companheiro?" e "Última parada - 174" e Fábio Barreto fez "O quatrilho", "Paixão de Jacobina", entre outros. Casado com a também produtora Lucy Barreto, tem ainda uma filha, Paula Barreto, que segue a profissão dos pais.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O Exorcista pode virar minissérie













O Exorcista, clássico de terror de 1973, poderá ganhar sobrevida na TV. É o que indica a entrevista à revista Cemetery Dance de William Peter Blatty, autor do livro e, depois, do roteiro sobre a luta de um padre para reverter a possessão demoníaca da jovem Regan MacNeil. A revelação veio à tona quando Blatty, ao ser perguntado se mudaria algo no filme que tornou seu nome mundialmente famoso, fala sobre seu "roteiro para uma minissérie O Exorcista". "Sim e não", ele responde sobre a possibilidade de alterar algum detalhe no filme original. "Adoraria poder incluir o sub-enredo envolvendo Karl e sua filha Elvira que fiz para a primeira versão do roteiro. Mas aquele roteiro ultrapassou 172 páginas, muito, muito longo. Mas posso fazer do meu jeito num futuro próximo, já que escrevi o roteiro para uma minissérie O Exorcista que não apenas inclui fielmente todos os elementos principais do romance como também traz algum material novo assustador, assim como um novo final, e talvez muito mais satisfatório." Segundo Blatty, "Billy" topou dirigir a atualização televisiva de O Exorcista (ele não revelou produtora ou canais associados ao projeto). É esse o apelido de William Friedkin, diretor da produção de terror e de Operação França, que lhe deu o Oscar de diretor em 1971. Era notória a rixa entre Blatty e ele a respeito do final escolhido para O Exorcista, que não agradou o escritor. O último longa do cineasta, Possuídos, foi lançado há três anos, com Ashley Judd como protagonista. Karl, no caso, é o personagem de Rudolph Schündler, guardião da casa de Chris e Regan Mac Neil, mãe e filha. A subtrama ausente do filme levanta questões sobre a morte de outro personagem, Burke Dennings. O Exorcista, com Linda Blair no papel da garota a ser exorcizada, foi um dos maiores sucessos de bilheteria dos anos 70, além de conseguir 10 indicações ao Oscar, das quais ganhou duas (roteiro adaptado e som). Depois disso, Blatty ainda roteirizou segunda e terceira parte da franquia, que saíram em 1977 (de John Boorman) e 1990 (dessa vez, ele também assumiu a direção).

domingo, 15 de novembro de 2009

Lauren Bacall recebe Oscar especial em Los Angeles













O cineasta Roger Corman, a atriz Lauren Bacall e o diretor de fotografia Gordon Willis são homenageados. Lauren Bacall, a atriz americana de voz e olhar lendários, recebeu na noite de sábado (14)um Oscar honorífico por sua carreira, na primeira cerimônia dos Governors Awards, em Los Angeles, Califórnia. A atriz, que está com 85 anos, foi nomeada junto ao cineasta Roger Corman e do diretor de fotografia Gordon Willis, frente a um público de astros, entre eles Steven Spielberg, George Lucas, Quentin Tarantino, e os atores Michael Douglas, Warren Beatty, Angelica Huston, Jeff Brigdes, Annette Bening, Morgan Freeman e Tom Hanks. "Custa-me acreditar", declarou a atriz, ao receber o Oscar da mão de Angelica Huston, filha do cineasta John Huston, com que Bacall rodou "Key Largo" em 1948. Durante seu discurso, Lauren Bacall prestou homenagem a inúmeros atores que marcaram sua carreira, desde Gregory Peck a Kirk Douglas, passando por Humphrey Bogart, que foi seu marido de 1945 até sua morte em 1957. Com uma carreira de mais de 30 filmes, Lauren Bacall foi premiada com o Oscar somente uma vez, em "O amor tem duas caras", de Barbra Streisand (1996), na categoria de atriz coadjuvante. Os Governors Awards antecedem a cerimônia do Oscar em que os governadores da Academia das Artes e as Ciências nomeiam os prêmios Oscar honoríficos no Kodak Theater em Hollywood.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Vinte longas de animação concorrem ao Oscar













Vinte longas-metragens de animação foram inscritos junto à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA como postulantes ao Oscar. Considerando a lista, divulgada nesta quarta-feira, o grande favorito é mesmo "Up – Altas aventuras", da Disney/Pixar. Os filmes são: "Alvin e os esquilos 2", "Astro Boy", "Batalha por Terra", "Tá chovendo hambúrguer", "Coraline e o mundo secreto", "O fantástico Sr. Raposo", "O golfinho - A história de um sonhador", "A Era do Gelo 3", "Disney's A Christmas Carol", "Mary & Max", "O lince perdido", "Planeta 51", "9 - A salvação", "Monstros vs. Alienígenas", "Ponyo on the cliff by the sea", "A princesa e o sapo", "The secret of Kells", "Tinker Bell and the lost treasure", "A town called panic" e "Up - Altas aventuras". A cerimônia do Oscar está marcada para o dia 7 de março. Os indicados serão conhecidos em 2 de fevereiro.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Matheus Nachtergaele será Joãozinho Trinta no cinema











O ator Matheus Nachtergaele disse em entrevista concedida à Agência Efe em Lisboa que interpretará o carnavalesco Joãozinho Trinta e o cineasta José Mojica Marins, criador e intérprete do personagem Zé do Caixão, em dois filmes que serão rodados em 2010. Nachtergaele, que estreou como diretor no ano passado com o premiado "A festa da menina morta", exibido inclusive no Festival de Cannes, expressou seu desejo de continuar trabalhando na direção. "Tenho um filme em mente, quero fazer um 'Woyzeck' (peça de teatro escrita por Georg Büchner) com índios brasileiros na reserva de Dourados, no Mato Grosso do Sul", revelou Nachtergaele, que esteve em Lisboa para a 4ª Mostra de Cinema Brasileiro. Escrita no início do século XIX, "Woyzeck" - obra que já foi adaptada para o cinema pelo diretor alemão Werner Herzog - é considerada como uma peça que inaugura o estilo expressionista no teatro, já que critica as condições sociais criadas pelo capitalismo. Este aspecto, segundo Nachtergaele, encaixaria na história dos índios sul-americanos, aos quais "tudo foi negado". Além disso, o ator, que já interpretou o papel do soldado Woyzeck no teatro, revelou que rodar seu primeiro filme em uma comunidade da Amazônia foi uma "decisão política", embora o filme não tenha esse conteúdo. "Não é diretamente político, mas é um filme sobre essa gente, um filme poético que quer entender quem são essas pessoas", explica Nachtergaele, que escolheu trabalhar com atores locais e contou com a população da região em algumas cenas. "Acho que a Amazônia é muito pouco conhecida e considero que o cinema é um dos melhores tentáculos que temos para divulgar uma região, um país, para abranger uma realidade", comentou o diretor, para quem o Brasil está "perdendo" a região "pouco a pouco". Nachtergaele escreveu o roteiro de "A festa da menina morta" depois de assistir a um ritual de uma comunidade da Paraíba, no qual se veneravam os trapos do vestido de uma menina desaparecida, em uma tradição que misturava crença, oração e festa. No entanto, o diretor e ator decidiu rodar a fita em Barcelos, município a 400 quilômetros de Manaus, onde ainda sobrevive uma significativa comunidade indígena. "Conheci Barcelos quando estava gravando um filme com (o diretor Herbert) Brödl e soube que queria rodar ali. Era um Brasil que não conhecia, me senti estrangeiro", reconhece Nachtergaele, segundo o qual o único bom filme sobre a região é "Iracema - Uma transa amazônica" (1976), de Jorge Bodanzky e Orlando Senna. "Penso que ('A festa da menina morta') é um filme sobre questões religiosas que almeja refletir o Amazonas", conclui Nachtergaele. O ator e diretor, que foi homenageado na capital portuguesa, também protagonizará o próximo filme de Claudio Assis ("Amarelo manga", "Baixio das bestas"), que se chamará "Febre do rato" e começará a ser rodado em março de 2010.

domingo, 8 de novembro de 2009

A EXPANSÃO DO PARQUE EXIBIDOR















Finalmente o governo federal anunciou seu primeiro programa de expansão do parque exibidor brasileiro. Intitulado Cinema da Cidade, o projeto prevê a possibilidade de emendas parlamentares no valor de R$ 1,5 milhões para beneficiar municípios sem salas de cinemas e com população entre 20 mil e 100 mil habitantes. Nesta sexta-feira, o Segundo Caderno publica uma reportagem sobre o programa, trazendo opiniões de políticos e de profissionais do setor audiovisual brasileiro. Na edição, nós adiantamos, ainda, o próximo projeto de implantação de salas, que deverá se chamar Cinema Perto de Você, contemplando cidades com mais de 100 mil moradores.

Abaixo, estão alguns depoimentos sobre o Cinema da Cidade:

Mariza Leão, produtora e presidente do Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav): "Eu aplaudo o programa de joelhos. Eu acho que o Ministério da Cultura e Agência Nacional de Cinema focaram na questão crucial. Se eles conseguiram colocar cinema em todas as 1.177 cidades do projeto, serão 50% a mais de salas. Finalmente temos uma política pública responsável para o cinema."

Cacá Diegues, cineasta: "É um projeto extraordinário, já que um dos grandes problemas do cinema nacional é a falta de espaço para exibir os filmes. É um absurdo que um país com 200 milhões de habitantes tenha apenas pouco mais de 2.000 salas. Esta notícia combinada com o Vale-Cultura vai mudar o patamar do cinema no Brasil, levando justamente o público que não tem acesso ao cinema."

Adaílton Medeiros, diretor do Ponto Cine: "Nós já tentamos articular com cidades do interior do Rio e até de outros estados na intenção de ajudar a construir salas que tenham espaço para o cinema brasileiro e sempre esbarramos na viabilidade. Preciso entender melhor como funciona esse projeto, mas tudo o que puder beneficiar o cinema brasileiro tem o apoio do Ponto Cine."

sábado, 7 de novembro de 2009

O Pagador de Promessas








Morreu na madrugada deste sábado (7) o diretor e ator de cinema Anselmo Duarte, de 89 anos, informa a assessoria de imprensa do Hospital das Clínicas em São Paulo. Duarte estava internado no hospital desde o último dia 28, após ter tido um acidente vascular cerebral, e morreu à 1h30. Duarte foi um dos mais prestigiados cineastas brasileiros. Com o filme “O Pagador de Promessas” (1962), ele foi premiado no Festival de Cinema de Cannes com a Palma de Ouro – a única concedida a um filme brasileiro. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Salto, Duarte será enterrado na cidade, a 105 km de São Paulo, onde ele nasceu. O velório deve acontecer no saguão do Centro de Educação e Cultura, que leva o nome do ator e diretor. O sepultamento deve ocorrer amanhã. A família do cineasta ainda não confirmou as informações. A produção de “O Pagador de Promessas”, baseada no texto de Dias Gomes e protagonizada por Leonardo Villar e Gloria Menezes, também concorreu a um Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro. O filme, rodado em Salvador, é uma dura crítica à intolerância da Igreja e aborda a mistura de religiões no Brasil.O elenco também tem os atores Othon Bastos e Norma Bengell. Além de diretor, Duarte também foi ator e roteirista de mais de 40 longas nacionais. Destaque para “O caçador de esmeraldas” (1979), “O marginal” (1974) e “Um certo capitão Rodrigo” (1971). Seu último trabalho no cinema foi como ator no filme “Brasa adormecida” (1987), de Djalma Limongi Batista, que também tem no elenco Maitê Proença, Edson Celulari e Sérgio Mamberti.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

"Cidade de Deus" é eleito melhor filme da década por revista norte-americana










A revista norte-americana "Paste" elegeu o longa-metragem brasileiro "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, como o melhor filme dos anos 2000, superando a trilogia "O Senhor dos Anéis" e o cult "O Fabuloso Destino Amélie Poulain", entre outros. De acordo com a publicação, que analisou obras produzidas entre 2000 e 2009, o filme leva "um olhar sem medo a um mundo esquecido pelos ricos e poderosos, ignorado pela polícia e alheio à lei e à ordem". O texto postado no blog da revista também lembra que, depois de não conseguir um lugar entre os concorrentes ao Oscar de melhor filme estrangeiro, "Cidade de Deus" foi relançado nos cinemas dos Estados Unidos. A campanha da distribuidora Miramax deu tão certo que o longa conseguiu quatro indicações ao grande prêmio da Academia de Hollywood em 2004, inclusive melhor diretor e roteiro adaptado. A "Paste" não foi a única publicação a lembrar do longa-metragem, baseado no livro homônimo de Paulo Lins. A revista "Time" citou o filme como um dos 100 melhores de todos os tempos, enquanto a "Empire" o colocou na 177ª posição em um um ranking similar. Já o canal britânico "Film4" estampou a produção brasileira no terceiro lugar de uma relação de "50 Filmes Para Ver Antes de Morrer". A lista completa com os 50 melhores filmes da década está no site da revista "Paste". Veja abaixo os dez primeiros colocados:
1) "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles
2) "O Fabuloso Destino Amélie Poulain", de Jean-Pierre Jeunet
3) "Quase Famosos", de Cameron Crowe
4) Trilogia "O Senhor dos Anéis", de Peter Jackson
5) "Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças", de Michel Gondry
6) "Beau Travail", de Claire Denis
7) "Encontros e Desencontros", de Sophia Coppola
8) "O Filho", de Jean-Pierre e Luc Dardenne
9) "Onde os Fracos Não Têm Vez", de Joel e Ethan Coen
10) "Os Excêntricos Tenembaums", de Wes Anderson