domingo, 31 de janeiro de 2010

Matheus Nachtergaele vai viver Joãosinho Trinta no cinema

















Brincando ou não seu carnaval na Marquês de Sapucaí, Matheus Nachtergaele terá de manter seu lado folião aquecido. Daqui a nove meses começam as filmagens de “Trinta”, longa-metragem que vai transformar o ator no mais célebre carnavalesco do Brasil. A produção ainda depende dos R$ 5 milhões necessários para recriar o desfile de uma escolas de samba do Rio de Janeiro dos anos 1970. Se a captação desse valor correr como esperado, o cineasta paulista Paulo Machline grita o “Ação!” inicial do filme sobre Joãosinho Trinta em outubro. Diretor de “Uma história de futebol”, produção indicada ao Oscar de melhor curta-metragem em 2001, Machline tem pleno domínio do tema. No último Festival do Rio, ele e o diretor Giuliano Cedroni arrebataram plateias com o documentário “A raça síntese de Joãosinho Trinta”, que começa a fazer carreira para as telas, para a alegria de seu homenageado. — Sempre admirei Matheus Nachtergaele como grande ator. Além da contribuição interpretativa dele, acredito que essa ficção do Machline vai ser uma transposição fiel dos fatos reais que se passaram na minha vida. O documentário já emocionava — diz Joãosinho Trinta, que se mudou para Brasília em 2006, para se tratar de um acidente vascular cerebral (AVC). Este ano, sua presença é esperada no desfile da Grande Rio, no dia 15 de fevereiro. O enredo da escola é centrado nos melhores momentos do Sambódromo, desde sua inauguração, em 1984. Aliás, Machline estará lá, filmando o evento para tirar imagens que ainda possam ser adicionadas a uma nova montagem de “A raça síntese...”. — Mais do que uma homenagem, esse longa com o Nachtergaele pode ser uma fixação de momentos que fizeram a História do carnaval no Brasil — diz Joãosinho. — Isso me deixa feliz. Rodando festivais nacionais como a 13 Mostra de Tiradentes, encerrada ontem, com “O natimorto”, que vai em março para Guadalajara, no México, Machline passou quase uma década envolvido na pesquisa da trajetória de Joãosinho Trinta. — Além de filmar o barracão da Grande Rio por uns quatro meses, o Paulinho Machline e equipe filmaram, por exemplo, a Pinah, que foi a grande musa dos carnavais do Joãosinho. O material que serviria como pesquisa para o longa-metragm de ficção acabou sendo montado como um documentário — explica Joana Mariani, produtora de ambos os projetos. O roteiro de “Trinta” foi desenvolvido com o suporte de uma bolsa de fomento conquistada em Amsterdam. Mas o eixo dramático veio do material reunido em “A raça síntese de João Trinta”. — São mais de 60 horas de entrevistas do universo do João. É de lá que o Matheus Nachtergaele está compreendendo o personagem João — diz Nachtergaele. Para a ficção, o plano do cineasta é recriar o primeiro trabalho de Joãosinho Trinta como titular à frente do Salgueiro, com o enredo “Rei da França na Ilha da Assombração”, de 1974.

'Winter's bone' e ''Restrepo' vencem o festival independente de Sundance













Os filmes norte-americanos "Restrepo" e "Winter's bone" conquistaram na madrugada deste domingo (31) o Grande Prêmio do júri do Festival de Sundance. "Restrepo", dos jornalistas de guerra Tim Hetherington e Sebastian Junger, mostra o inferno de um conflito armado através da vida cotidiana de um pelotão de 15 soldados americanos em uma das regiões mais perigosas do Afeganistão. "Winter's bone", de Debra Granik, retrata uma adolescente que busca seu pai, um traficante de drogas. Entre 2007 e 2008, Hetherington e Junger acompanharam o pelotão no vale afegão de Korengal, um bastião talibã na fronteira com o Paquistão. A dupla compartilhava tudo com os militares: das condições de vida espartanas, entre o enorme tédio e a constante tensão, aos ataques dos insurgentes, em meio a raros momentos de leveza. "De fato, nenhum jornalista jamais fez isto, sobretudo durante a duração de uma missão", destacou Hetherington no início do festival. "Há 22 milhões de famílias americanas com filhos, irmãos ou cônjuges que estiveram ou estão no exército e querem saber como foi o que eles viveram. Este filme mostra isso", acrescentou. "A ideia era fazer um filme apenas sobre a experiência dos soldados", explicou Junger, correspondente de guerra e escritor, autor do best-seller "Mar em fúria" ("The perfect storm"), que foi adaptado para o cinema com o ator George Clooney. "Eles deixaram que nós entrássemos em suas vidas e aceitaram que filmássemos tudo. Nunca nos esconderam nada", afirmou Hetherington. Os autores, por sua vez, também não escondem nada. Nem sequer a morte, que predomina nos primeiros minutos do documentário, com um ataque dos talibãs que custou a vida do médico do pelotão, Juan Restrepo, cujo nome será usado por seus companheiros para batizar uma posição avançada tomada dos insurgentes. Apesar do perigo e da extrema violência de algumas situações, os autores nunca deixaram de filmar. "Só desliguei a câmera uma vez, quando um homem começou a chorar enquanto falava de um de seus amigos, que havia morrido", admitiu Junger.
Ficção
Já na categoria filme estrangeiro de ficção, o Grand Prêmio foi para o australiano "Animal Kingdom", de David Michôd, que segue os passos de uma menina nas mãos de uma família de familia de trapaceiros de Melbourne. O prêmio para documentário estrangeiro foi para o dinamarquês "The Red Chapel", de Mads Brügger, em que um grupo de jornalistas se faz passar por uma companhia de teatro para se infiltrar no regime da Coreia do Norte. O peruano Javier Fuentes León e seu "Contracorriente" levou o prêmio do público de melhor filme estrangeio de ficção. "Estes prêmios celebram a diversidade do programa do festival este ano", assinalou o diretor de programação, Trevor Groth. Mais de 110 filmes foram apresentados na 26ª edição do festival, inclusive a estreia de "Segredos da tribo", de José Padilha. O Sundance Festival foi criado pelo ator e diretor Robert Redford para ser um contraponto com a produção comercial de Hollywood e uma vitrine para o cinema independente.


Veja a seguir os premiados:

Grande Prêmio do Júri

- "Winter's Bone", de Debra Granik.

Grande Prêmio do Júri - Documentário americano

- "Restrepo", de Tim Hetherington e Sebastian Junger.

Grande Prêmio do Júri - Ficção estrangeira

- "Animal Kingdom", de David Michôd (Austrália)

Grande Prêmio do Júri - Documentário estrangeiro

- "The Red Chapel", de Mads Brügger (Dinamarca)

Prêmio Especial do Júri - Ficção americana

- "Sympathy for delicious", de Mark Ruffalo

Prêmio Especial do Júri - Documentário americano

- "GasLand", de Josh Fox

Prêmio Especial do Júri - Documentário estrangeiro

- "Enemies of the people", de Thet Sambath e Rob Lemkin (Camboja-Grã-Bretanha).

sábado, 30 de janeiro de 2010

Matt Damon encarna jogador de rúgbi

















Em uma África do Sul recém-saída dos anos de segregação racial do apartheid, coube ao esporte unir brancos e negros em torno de um ideal comum. Baseado em uma história real, "Invictus", novo filme de Clint Eastwood que chega aos cinemas brasileiros neste final de semana, fala de como dois dos maiores ídolos do país, o líder negro Nelson Mandela e o capitão da seleção nacional de rúgbi François Pienaar, se juntaram para tentar reconstruir o moral da nação. “Eu me emocionei muito ao ler o roteiro. O texto foi escrito de uma maneira tão linda e minha reação era sempre a mesma, pois não conseguia acreditar que aquilo havia realmente acontecido na vida real”. “É uma historia incrível e todos nós, que trabalhamos no filme, ficamos orgulhosos de poder contá-la. Foi uma oportunidade de lembrar às pessoas do que somos capazes de fazer quando damos o nosso melhor”, conta o ator, que no filme interpreta o jogador Fraçois Pienaar, enquanto Nelson Mandela é vivido por Morgan Freeman. Ambos, aliás, foram indicados ao Globo de Ouro por suas atuações e, apesar de não terem levado, ainda podem ressurgir nas indicações ao Oscar, que serão anunciadas na próxima terça-feira (2).

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Documentarista de Pete Doherty é encontrada morta na Inglaterra













Robyn Whitehead, diretora de 27 anos que dirigiu o documentário “Road to Albion”, sobre o roqueiro britânico Pete Doherty, foi encontrada morta em seu apartamento em Londres neste domingo (24), informa o jornal “The Guardian”. Ainda segundo o jornal, a polícia britânica não suspeita de crime na morte. Instrumentos ligados ao uso de drogas foram encontrados no local. Robyn é filha do cineasta Peter Whitehead. “Road to Albion”, que ainda não foi lançado, acompanha a errática carreira de Doherty após sua saída do grupo The Libertines. Ela também era a fotógrafa não-oficial da nova banda de Doherty, o Babyshambles, e queria fazer um novo filme sobre o cantor.
A família da cineasta divulgou uma nota na noite desta quarta-feira (27) dizendo que Robyn “tinha uma capacidade excepcional para a compaixão e para amar tanto a sua família e amigos quanto a todas as pessoas que ela tocava. Isso foi refletido na profundidade e paixão de sua arte. Perder ela tão jovem e tão cedo, antes que o seu trabalho chegasse à maturidade, é devastador”.

Estúdio Miramax fecha suas portas














O estúdio Miramax, responsável por lançar sucessos independentes como "Pulp fiction", "Shakespeare apaixonado" e "O paciente inglês", fechou suas portas nesta quinta-feira (28), de acordo com informações do sites do jornal "New York Times" e Slashfilm. Em 31 anos de existência, a empresa impulsionou carreiras de cineastas como Quentin Tarantino, Gus Van Sant, Peter Jackson e outros. Segundo o jornal, o trabalho foi encerrado nesta quinta nos escritórios da empresa em Los Angeles e Nova York e os 80 funcionários do estúdio foram dispensados. A empresa não divulgou o motivo do fechamento. Nas últimas três décadas, o estúdio fundado pelos irmãos Bob e Harvey Weinstein dominou o cinema independente americano. Em 1993, eles venderam a empresa a Disney e abriram outra distribuidora, a Weinstein Company, com o mesmo perfil da Miramax. Na época, Daniel Battsek assumiu o comando da Miramax. "Estou me sentindo nostálgico neste momento. Sei que os filmes que eu e meu irmão produzimos serão lembrados, assim como os filmes fantásticos que foram feitos sob o comando de Daniel Battsek. Dentro da Miramax há pessoas brilhantes trabalhando, e sei que elas vão continuar criando coisas ótimas na indústria cinematográfica", disse Harvey Weinstein, segundo o Slashfilm. Os últimos seis filmes que seriam distribuídos pela Miramax ainda têm futuro incerto. Entre eles estão "The debt" e "Last night", ambos protagonizados por Sam Worthington, astro de "Avatar", além de "The tempest", com Helen Mirren.

Zelda Rubinstein, atriz que viveu a paranormal de 'Poltergeist', morre aos 76 anos













Zelda Rubinstein, a atriz americana mais conhecida por seu papel como a pequena paranormal do filme de terror "Poltergeist", morreu em Los Angeles aos 76 anos. A atriz de apenas 1.29m de altura morreu em um hospital na quarta-feira, depois de ter sido internada após ter sofrido recentemente um ataque cardíaco, informou seu agente ao jornal "Los Angeles Times". A excêntrica médium Tangina Barrons foi o primeiro grande papel de Rubinstein, repetido por ela em mais duas sequências de "Poltergeist". Mais recentemente, a atriz apareceu no filme "Southland tales: O fim do mundo", de 2006, e da série de TV dos anos 1990 "Picket Fences". Ela também participou de uma famosa campanha contra a Aids nos anos 1980 e foi uma determinada ativista pelos direitos das pessoas com altura restrita. Nascida na cidade de Pittsburgh em 1933, a ex-técnica de laboratório tinha quase 50 anos quando fez sua estreia no cinema como uma Munchkin de "O mágico de Oz", na comédia "Hotel das confusões", de 1982, ao lado de Chevy Chase.

'Vá para a luz, Carol Anne'

"Poltergeist" veio em seguida, onde sua personagem aparecia para ajudar uma família que vivia em uma casa mal assombrada. Fãs sempre vão lembrar de sua voz de jeito infantil mandando que os espíritos "vão para a luz". Na década de 80, as mortes de duas jovens atrizes do elenco impressionaram o público. Dominique Dunne, intérprete de Dana, a primogênita da família Freeling, foi assassinada pelo ex-namorado aos 22 anos, exatamente cinco meses depois do lançamento de "Poltergeist". Heather O' Rourke, que encarnou a assustadora Carol Anne, morreu aos 12 anos em 1988, logo depois de concluir as gravações do terceiro filme da série. Dominique sofria de problemas intestinais congênitos. Ainda nos anos 80, Zelda contracenou com Molly Ringwald em "Gatinhas e gatões", antes de voltar ao papel de Tangina em "Poltergeist 2" e "Poltergeist 3". A atriz deu entrada no hospital Cedars-Sinai, em Los Angeles, dois meses atrás, após ter sofrido um ataque cardíaco. - Ela tinha problemas de saúde recorrentes e, infelizmente, eles finalmente a derrotaram - disse o agente da atriz, Eric Stevens.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Destino de Benazir Bhutto é apresentado no Festival de Sundance

















O destino de Benazir Bhutto, ex-primeira-ministra do Paquistão, ícone internacional e mártir política após seu assassinato pela Al-Qaeda em dezembro de 2007, é explorado em uma ambiciosa superprodução documental no Festival de Sundance. Realizado por Jessica Hernandez e Johnny O'Hara, "Bhutto" concorre na competição oficial no festival de cinema independente, que vai até domingo (31) em Park City, nas montanhas de Utah. A vida de Benazir Bhutto, política excepcional e tão adorada quanto controversa, é o centro de um filme de pouco menos de duas horas, ambientado no contexto mais vasto da história do Paquistão e de suas relações com a Índia, sua vizinha, depois da independência dos dois países. "A coisa mais difícil foi conseguir passar essa quantidade enorme de informação", explicou Jessica Hernandez à AFP. O produtor do filme, Duane Baughman, reconheceu o trabalho dos voluntários, que contribuíram para "fazer um documentário dinâmico, excitante e emocionante como um filme comercial". Os 115 minutos "foram realmente o mínimo para contar a história", disse. O lado "superprodução" de "Bhutto" não diminui sua solidez como documentário. Conta com toda a força da família Bhutto, dos amigos e biógrafos que evocam a figura da mulher que foi duas vezes primeira-ministra e que buscava um terceiro mandato no momento do seu assassinato. A narrativa do filme acontece na voz da própria Benazir Bhutto, a partir de gravações realizadas para escrever sua autobiografia. "Esta é uma das coisas que mais nos orgulhamos", falou Baughman. "São fitas que foram gravadas há 20 anos. Elas foram armazenadas em um sótão, e nunca tinham sido publicadas". Através do documentário, também é apresentada a família de Benazir, os "Kennedy do Paquistão". Uma família dominada pela imagem do pai de Benazir, Zulfikar Ali Bhutto, ex-presidente e primeiro-ministro, enforcado pelo regime militar. Assassinatos, mortes violentas e inexplicáveis, conflitos internos, glória e exílio, não falta nada para construir a lenda dos Bhutto.

Tim Burton presidirá júri do próximo Festival de Cannes

















O diretor norte-americano Tim Burton, consagrado com filmes como "Edward mãos de tesoura" e "Batman", presidirá o júri do próximo Festival de Cannes, que será realizado de 12 a 23 de maio, anunciou nesta terça-feira (26) a direção do evento. "Quando pensamos em Cannes, pensamos em cinema mundial. Como sempre vi os filmes como sonhos, vou viver um sonho que se tornou realidade", afirmou o cineasta de 51 anos, em uma breve declaração citada pelo comunicado do festival. "Depois de passar minha juventude vendo maratonas de 48 horas de cinema de terror, sinto-me preparado para Cannes", brincou o autor de "A noiva cadáver" e "Marte ataca". "É uma grande honra e estou ansioso de me juntar a meus colegas jurados para ver belos filmes de todo o mundo", acrescentou o diretor californiano. Burton, que substitui no cargo a atriz francesa Isabelle Huppert, afirmou ainda que está "muito impaciente" para encontrar seus colegas em Cannes. Esta será a primeira vez que um cineasta que vem do mundo da animação preside o júri do festival, lembrou o presidente do evento, Gilles Jacob.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

'Bastardos inglórios' e Sandra Bullock são grandes vencedores do SAG














"Bastardos Inglórios", do diretor Quentin Tarantino, conquistou no sábado (23) seu maior prêmio até agora, conquistando a categoria principal do Screen Actors Guild (SAG) Awards, o prêmio dado pelo sindicato dos atores de Hollywood. Jeff Bridges e Sandra Bullock foram saudados como melhor ator e atriz de 2009, em uma noite em que nenhum filme dominou a competição, mas que abriu caminho para os dois astros -já premiadas com o Globo de Ouro- brilharem no Oscar, em 7 de março. "Bastardos inglórios", sobre a Segunda Guerra Mundial, ganhou o prêmio pelo melhor elenco, que conta com estrelas internacionais como o norte-americano Brad Pitt, a alemã Diane Kruger e o austríaco Christoph Waltz -que ainda levou o troféu SAG de melhor ator coadjuvante e o adicionou à sua enorme coleção de prêmios. O filme de Tarantino já havia conquistado uma série de prêmios da crítica de cinema, mas nenhum tão prestigiado como esse, escolhido por 120 mil membros do SAG. Os prêmios são geralmente vistos como um indicador do que ocorrerá no Oscar, maior premiação da indústria cinematográfica. "Avatar", que ganhou dois Globos de Ouro e mais de US$ 1,6 bilhão nas bilheterias mundiais, não concorreu no SAG, cujos membros tendem a premiar o talento na atuação, e não aventuras de ação. Sandra Bullock, anteriormente conhecida por comédias românticas, venceu por seu papel dramático como uma mãe rica que leva um jogador de futebol americano negro para casa em "The Blind Side". "Se você olhar para a minha carreira, ninguém poderia ter previsto isso", disse ela a jornalistas. O papel de Bridges como um cantor de country bêbado em "Crazy heart" recebeu os melhores elogios de sua carreira, que começou quando ele ainda era um bebê. Ele foi aplaudido de pé no sábado. "Eu amo ser um ator, fingir estar na pele de outras pessoas", disse ele. A atriz Mo'Nique levou o prêmio de melhor atriz coadjuvante pelo papel de uma mãe abusiva em "Preciosa".

domingo, 24 de janeiro de 2010

Filme de Jonah Hex pode ter ator do momento em Hollywood

















Em agosto, Mark Neveldine e Brian Taylor (Adrenalina) disseram que a tentativa de Thomas Jane de ficar com o papel do pistoleiro deformado Jonah Hex no filme da DC Comics não deu em nada. Na ocasião, comentaram "ele é um ótimo cara. Mas nós não o vemos como Jonah Hex". Agora, segundo o Hollywood Elsewhere, as razões da dupla - atualmente trabalhando em Adrenalina 2 - parecem ter ficado ainda mais claras. Os roteiristas e diretores teriam contratado um dos astros do momento, Josh Brolin, para viver o anti-herói. Excelente ator de Onde os Fracos Não Tem Vez, O Gângster e Planeta Terror (e Goonies, claro), Brolin tem pela frente a cinebiografia W, de Oliver Stone, e rapidamente está se tornando um dos grandes atores do mercado. A pré-produção de Jonah Hex começa em janeiro de 2009 e as filmagens em março, nos estados de Louisiana, Geórgia ou Arizona, nos EUA. Jonah Hex é um caçador de recompensas cujas histórias ambientadas no velho oeste norte-americano inspiravam-se no melhor estilo dos western spaguetti de Sergio Leone. Duas marcas registradas do pistoleiro: metade do rosto desfigurada e o puído uniforme do exército dos Confederados. O que Neveldine e Taylor pretendem fazer com Hex no cinema é recuperar elementos dos anos 1990, como o sobrenatural.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Morre a atriz britânica Jean Simmons

















A britânica Jean Simmons, indicada ao Oscar de Melhor Atriz pela atuação em "Tempo para amar, tempo para esquecer" (1969), morreu nesta sexta-feira (22), aos 80 anos, em sua casa na cidade americana de Santa Mônica, na Califórnia. Protagonista de filmes como "Eles e elas" (1955) e "Spartacus" (1960), Simmons sofria de câncer de pulmão, segundo sua agente, Judy Page, citada pelo jornal "Los Angeles Times". Simmons, ganhadora de dois Globos de Ouro e um prêmio Emmy pela atuação na série dos anos 80 "Os pássaros feridos", teve como último filme da carreira "De encontro com o amor", de 2009. Segundo o "LA Times", a atriz chamou a atenção de um caça-talentos em uma aula de balé com apenas 14 anos. Ela participou de sete filmes antes de estourar em "Grandes Esperanças", adaptação do romance de Charles Dickens. Ela foi indicada ao Oscar pela primeira vez em 1949, para o prêmio de Atriz Coadjuvante, em "Hamlet". Em 1970, foi apontada para concorrer a Melhor Atriz no papel da esposa alcoólatra em "Tempo para amar, tempo para esquecer".

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Diretor volta a falar do papel de Sinestro no primeiro Lanterna Verde














No último domingo, o diretor de Green Lantern, Martin Campbell, confirmou que Mark Strong (o Lorde Blackwood de Sherlock Holmes) está negociando para interpretar Sinestro no filme do Lanterna Verde. Campbell dá a entender que o roteiro do filme respeitará o estabelecido nas HQs. "É uma história de origem bem similar à versão dos quadrinhos. Sim, Sinestro é um mentor [de Hal Jordan], mas Tomar-Re também se torna um mentor de certa forma, e Sinestro acaba se voltando para o lado negro", disse. Questionado se Hector Hammond seria então o principal vilão do primeiro filme - já que Sinestro parece estar sendo guardado para o futuro - Campbell diz apenas que Hector é uma figura "vitimizada". Ryan Reynolds (Hal Jordan), Peter Saarsgard (Hammond) e Blake Lively (Carol Ferris) já estão no elenco. A estreia do filme é prevista para 17 de junho de 2011.

SPIELBERG PRODUZ CINEBIOGRAFIA DE MARTIN LUTHER KING












Segundo anunciaram os estúdios DreamWorks, Steven Spielberg vai produzir uma cinebiografia de Martin Luther King Jr., pastor protestante que foi o símbolo máximo do movimento pelos direitos civis nos EUA. O diretor do filme ainda não foi escolhido, mas o roteiro fica por conta do dramaturgo Ronald Harwood, que assinou O Pianista e O Escafandro e a Borboleta. A produção é o resultado de uma longa negociação entre a DreamWorks e os detentores dos direitos da produção intelectual de King, que registrava até mesmo os seus discursos. E como não poderia deixar de ser, “I Have a Dream”, o mais célebre deles, está mais do que confirmado na história da vida do líder assassinado em 1968, na cidade de Memphis.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Brasil fica de fora da disputa pelo Oscar de filme estrangeiro

















O Brasil está fora da corrida pelo Oscar de melhor filme estrangeiro. A Academia divulgou nesta quarta-feira (20) a lista dos nove longas-metragens selecionados para seguir na disputa por uma indicação ao prêmio. A produção nacional "Salve geral", de Sérgio Rezende, escolhida para representar o país na 82ª edição do Oscar, não está entre os selecionados. O argentino "O segredo dos seus olhos" e o alemão "A fita branca", ganhador do Globo de Ouro, foram incluídos na lista.

Os nove filmes selecionados são:

“O segredo dos seus olhos”, de Juan Jose Campanella (Argentina)
“Samson & Delilah”, de Warwick Thornton (Austrália)
“The world Is big and salvation lurks around the corner”, de Stephan Komandarev (Bulgaria)
“Un prophète”, de Jacques Audiard (França)
“A fita branca", de Michael Haneke (Alemanha)
“Ajami”, de Scandar Copti and Yaron Shani (Israel)
“Kelin”, de Ermek Tursunov (Cazaquistão)
“Winter in wartime”, de Martin Koolhoven (Holanda)
“The milk of sorrow”, de Claudia Llosa (Peru)

"Salve geral" havia ficado entre os 65 pré-candidatos à categoria, que, segundo a assessoria da Academia, foram exibidos para centenas de membros da associação entre outubro e 16 de janeiro. Até 2 de fevereiro, quando serão anunciados os indicados ao Oscar, a lista dos nove eleitos dará origem aos cinco finalistas da categoria filme estrangeiro.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

FERNANDO MEIRELLES NEGA ENVOLVIMENTO COM BIOGRAFIA DE JANIS JOPLIN














Rolando em todos os sites de cinema e cultura pop da web, o papo de que Fernando Meirelles vai dirigir "Gospel according to Janis" não foi confirmado pelo cineasta. Em uma troca de e-mails com o GLOBO, o diretor de "Cidade de Deus" negou envolvimento com a suposta cinebiografia de Janis Joplin, que teria a deusa Zooey Deschanel como estrela. - Tremenda cascata do jornalista. Recebi o roteiro de um filme sobre a Janis mas nem era este tal de "Godspel", de que nunca ouvi falar - diz Meirelles. - Mas, junto com esse roteiro, recebi mais uns quatro neste final de ano. Isso não quer dizer nada. Devo ter comentado com algum amigo que passou para a frente e o camarada deu uma completada na história.

Seu Jorge integra elenco de 'Tropa de elite 2'
















O cantor Seu Jorge está confirmado no elenco de "Tropa de elite 2", que começa a ser filmado esta semana, de acordo com informações da assessoria do filme. Na trama, Seu Jorge vai interpretar o detento Beirada, que vai liderar uma rebelião no presídio Bangu 1. O cantor, que já trabalhou no cinema em "Cidade de Deus" e em "A vida marinha de Steve Zissou, do diretor Wes Anderson, teve aulas com a preparadora de elenco Fátima Toledo na semana passada. Ele deve participar das filmagens em meados de fevereiro. Dirigido por José Padilha, "Tropa 2" também traz Wagner Moura, que retorna como o protagonista Capitão Nascimento, André Ramiro, como Matias, Milhem Cortaz, como o Capitão Fábio, e Maria Ribeiro, que vai viver Rosane novamente. A trama da seqüência começa 15 anos depois do final do primeiro filme e mostra o crescimento do Bope e a formação das milícias na cidade. A previsão é de que o novo filme de José Padilha chegue aos cinemas no dia 13 de agosto. Com orçamento aproximado de R$ 16 milhões, "Tropa 2" tem roteiro assinado por Bráulio Mantovani, que escreveu o primeiro longa, e será novamente fotografado por Lula Carvalho. O filme original conseguiu notoriedade ao se tornar um sucesso inicialmente no mercado pirata de DVDs. Estima-se que mais de 10 milhões de pessoas tenham assistido à versão não-oficial da produção. Nos cinemas, a produção ultrapassou os 2 milhões de espectadores. O longa abocanhou vários prêmios, sendo o principal deles o Urso de Ouro, do Festival de Berlim.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Com mensagens de ajuda pelo Haiti, Globo de Ouro consagra ‘Avatar’
















Realizada apenas cinco dias depois que o Haiti foi devastado por um terremoto, a 67ª edição do Globo de Ouro foi tomada por apelos de doações ao país. A atriz Maggie Gyllenhaal fez um pedido ao público e aos presentes para que doassem “tão generosamente quanto possível”, e Meryl Streep pediu auxílio no setor da saúde. Além disso, grande parte das celebridades compareceu à festa com fitinhas vermelhas em seus vestidos e nas lapelas de seus paletós. Os prêmios distribuídos pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) para os melhores do cinema e da TV foram bem diversificados, mas o fenômeno de bilheteria “Avatar” venceu em duas das principais categorias: melhor filme drama e melhor direção para James Cameron. Em performance semelhante a que o deixou famoso ao vencer o Oscar por “Titanic” e gritar no palco “Eu sou o rei do mundo”, o diretor desta vez usou uma frase no idioma criado especialmente para “Avatar”. Na categoria melhor filme comédia/musical, o premiado na noite deste domingo (17) foi “Se beber não case”. Sandra Bullock, que concorria a dois prêmios, perdeu na categoria melhor atriz comédia/musical para Meryl Streep, de “Julie & Julia”, mas acabou faturando como melhor atriz de drama, por seu trabalho em “The blind side”. “Eu posso não ter o maior talento, mas tive boas oportunidades”, agradeceu a atriz. No quesito ator, Robert Downey Jr. surpreendeu ao faturar a estatueta de melhor ator comédia/musical por “Sherlock Holmes”, e fez um discurso todo engraçadinho e irreverente, dizendo que não agradeceria ninguém, pois sem ele todos estariam perdidos. Já Jeff Bridges foi premiado na categoria drama por “Crazy heart”. Líderes de indicações, e, por isso, considerados favoritos, “Amor sem escalas” e “Nine” foram esquecidos pela Associação. O primeiro, estrelado por George Clooney, venceu apenas um dos seis prêmios a que concorria: o de melhor roteiro. O musical “Nine”, com elenco estelar e cinco indicações, saiu da cerimônia sem nenhuma estatueta. “Bastardos inglórios” também parece não ter agradado tanto a Associação, que premiou apenas Christoph Waltz, na categoria ator coadjuvante. Martin Scorsese recebeu o troféu Cecil B. DeMille pelo conjunto de sua obra. Robert De Niro e Leonardo DiCaprio homenagearam o diretor. “Martin é um campeão do cinema. Não gostaria de estar em nenhum outro lugar do mundo que não fosse aqui, homenageando você”, afirmou De Niro. “Minhas colaborações com você têm sido o maior orgulho da minha carreira”, derreteu-se DiCaprio, que chamou o cineasta de “mentor”. Entre os filmes estrangeiros, o já premiado “A fita branca” foi o grande vencedor da noite.
Veja, abaixo, a lista dos premiados de cinema:
Melhor filme drama

"Avatar" - VENCEDOR
"Guerra ao terror"
"Bastardos inglórios"
"Preciosa"
"Amor sem escalas"

Melhor ator - drama
Jeff Bridges, "Crazy heart" - VENCEDOR
George Clooney, "Amor sem escalas"
Colin Firth, "A single man"
Morgan Freeman, "Invictus"
Tobey Maguire, "Entre irmãos"

Melhor ator - musical ou comédia
Matt Damon, "O desinformante"
Daniel Day-Lewis, "Nine"
Robert Downey Jr., "Sherlock Holmes" - VENCEDOR
Joseph Gordon-Levitt, "500 dias com ela"
Michael Stuhlbarg, "Um homem sério"

Melhor atriz - drama
Emily Blunt, "The young Victoria"
Sandra Bullock, "The blind side" - VENCEDORA
Helen Mirren, "The last station"
Carey Mulligan, "Educação"
Gabourey Sidibe, "Preciosa"

Melhor filme musical ou comédia
"500 dias com ela"
"Se beber não case" - VENCEDOR
"Simplesmente complicado"
"Julie & Julia"
"Nine"

Melhor direção
Kathryn Bigelow, "Guerra ao terror"
James Cameron, "Avatar" - VENCEDOR
Clint Eastwood, "Invictus"
Jason Reitman, "Amor sem escalas"
Quentin Tarantino, "Bastardos inglórios"

Melhor ator coadjuvante
Matt Damon, "Invictus"
Woody Harrelson, "The messenger"
Christopher Plummer, "The last station"
Stanley Tucci, "Um olhar do paraíso"
Christoph Waltz, "Bastardos inglórios" - VENCEDOR

Melhor filme estrangeiro
"Baaria"
"Abraços partidos"
"La nana"
"Um profeta"
"A fita branca" - VENCEDOR

Melhor roteiro
Neill Blomkamp, "Distrito 9"
Mark Boal, "Guerra ao terror"
Nancy Meyers, "Simplesmente complicado"
Jason Reitman, "Amor sem escalas" - VENCEDOR
Quentin Tarantino, "Bastardos inglórios"

Melhor atriz - musical ou comédia
Sandra Bullock, "A proposta"
Marion Cotillard, "Nine"
Julia Roberts, "Duplicidade"
Meryl Streep, "Simplesmente complicado"
Meryl Streep, "Julie & Julia" - VENCEDORA

Melhor trilha sonora original
Michael Giacchino, "Up - Altas aventuras" - VENCEDORA
Marvin Hamlisch, "O desinformante"
James Horner, "Avatar"
Abel Korzeniowski, "A single man"
Karen O, Carter Burwell, "Onde vivem os monstros"

Melhor canção original
“Cinema italiano" (Maury Yeston), de "Nine"
“I want to come home" (Paul McCartney), de "Everybody's fine"
“I will see you" (James Horner e Simon Franglen), de "Avatar"
“The weary kind" (Ryan Bingham), de "Crazy heart" - VENCEDORA
“Winter” (U2), de "Entre irmãos"

Melhor animação
"Tá chovendo hamburguer"
"Coraline"
"O fantástico sr. Raposo"
"A princesa e o sapo"
"Up - Altas aventuras" - VENCEDOR

Melhor atriz coadjuvante
Penelope Cruz, "Nine"
Vera Farmiga, "Amor sem escalas"
Anna Kendrick, "Amor sem escalas"
Mo'Nique, "Preciosa" - VENCEDORA
Julianne Moore, "A single man"

domingo, 17 de janeiro de 2010

Quatro Irmãos vai ganhar continuação

















A Paramount Pictures está desenvolvendo uma continuação para Quatro Irmãos (Four Brothers), que se chamará Five Brothers. A ideia para a continuação foi criada por Mark Wahlberg, que voltará como protagonista. Lorenzo Di Bonaventura (Transformers) também retomará suas funções como produtor. Os roteiristas David Elliot e Paul Lovett estão trabalhando no texto. No filme de 2005, os quatro irmãos Mercer - o pavio-curto Bobby (Wahlberg), o mulherengo Angel (Tyrese Gibson), o pai de família Jeremiah (Andre Benjamin, do OutKast) e o roqueiro Jack (Garrett Hedlund) - se reúnem para encontrar o assassino de sua mãe adotiva e fazer justiça com as próprias mãos. Detalhes sobre a trama de Five Brothers ainda estão sendo mantidos sob sigilo. Ainda não se sabe se os outros três atores retomarão seus personagens.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Ator principal de 'Avatar' já tem contrato para sequência
















O diretor James Cameron confirmou seus planos de produzir uma continuação para o longa-metragem "Avatar", de acordo com entrevista publicada pela revista "Entertainment Weekly" nesta sexta-feira (15). O cineasta afirma que o astro Sam Worthington, que protagoniza a superprodução, já fechou contrato para estrelar a sequência de "Avatar", em que vai retornar às telas como o veterano de guerra Jake Sully. Na entrevista, Cameron revela que já pensava em rodar uma continuação de "Avatar" desde as filmagens do longa original. "Há cenas em 'Avatar' que mantive já porque conduzem à sequência", afirma o cineasta. "Em termos de negócios, faz sentido considerar um arco de dois ou três filmes. As paisagens e personagens gerados por computador levaram um tempo enorme para serem criados. Seria um desperdício não usa-los de novo", completa.

Maior frustração de Kubrick foi não fazer filme sobre Napoleão

















A grande frustração de Stanley Kubrick foi não ter feito o filme sobre Napoleão, projeto abandonado no final dos anos 60 pelos estúdios MGM devido, entre outras razões, ao custo que não parava de aumentar. "Stanley ficou muito infeliz ao saber que não o realizaria", lembra o suíço Jan Harlan, cunhado do diretor em declarações ao jornal britânico "The Independent" por ocasião da publicação de uma edição limitada de "Napoleon: The greatest movie never made" ("Napoleão: O melhor filme nunca feito"), que chega às lojas do Reino Unido. Deprimido, Kubrick se dedicou a outros projetos que veria realizados como "Barry Lyndon", "O iluminado", "Nascido para matar", assim como a adaptação do relato do austríaco Arthur Schnitzler "Traumnovelle", que terminaria em 1999 sob o título de "De olhos bem fechados", o último de sua carreira. Harlan, que foi ajudante de Kubrick no filme "Laranja mecânica", afirma que o cineasta sempre se interessou pela observação da loucura humana e "Napoleão era o tema ideal". "Costumava dizer que atuamos sempre obedecendo a nossas emoções e que é uma vã ilusão crer que somos guiados pelo pensamento racional", lembra. A viúva do diretor, Christiane, explica que era difícil para o marido compreender como um homem tão inteligente como Napoleão se deixou seduzir pela fútil Josefina e como pôde equivocar-se tanto com a campanha da Rússia, que precipitou sua queda. "Quando Stanley era jovem, jogava xadrez por dinheiro em Nova York", afirma Christiane, segundo a qual seu marido opinava que "Napoleão teria aprendido a se controlar por ter sabido jogar xadrez. Stanley achava que se alguém se deixa guiar demais pelas emoções, acaba derrotado".

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Três candidatos ao papel de Conan no cinema

















Segundo o Deadline Hollywood, a Nu Image e a Millennium Pictures estão considerando três atores para o papel principal de Conan, reinício da saga do cimério nas telonas. São eles: Kellan Lutz, o Emmett Cullen da série Crepúsculo; Jason Momoa, o Ronon Dex de Stargate: Atlantis; e um misterioso terceiro, "também pouco conhecido, mas com uma carreira mais desenvolvida". A busca pelo protagonista - "entre 20 e 30 anos, musculoso, caucasiano, bronzeado" - já adiou as filmagens duas vezes. O filme deveria ter começado no ano passado e depois em fevereiro de 2010, mas agora foi para março próximo. Marcus Nispel (Sexta-Feira 13) segue na direção. O roteiro é de Thomas Dean Donnelly e Joshua Oppenheimer (dupla de Sahara) e as revisões estão a cargo de Dirk Blackman e Howard McCain. A California Filmes prometia o lançamento no Brasil para 2011, mas como as filmagens sequer começaram, parece que o estúdio deve deixar o filme para 2012.

'Jurassic Park 4' deve dar início a nova trilogia














O cineasta Joe Johnston, responsável por "Jurassic Park 3" (2001), revelou nesta quinta-feira (14) que prepara um novo filme da saga, que deve dar início a uma nova trilogia. "Vai haver um 'Jurassic Park 4'", disse o cineasta americano, de 59 anos, ao site "Box Office Magazine". Segundo ele, o filme será algo "como nunca se viu antes", completamente diferente dos três primeiros longas da série. "É essencialmente o começo da segunda trilogia sobre 'Jurassic Park'", explicou. As duas primeiras partes da saga, dirigidas por Steven Spielberg, arrecadaram mais de US$ 1,5 bilhão em bilheteria e foram um fenômeno mundial. Johnston se encarregou da terceira parte, com resultados mais discretos: cerca de US$ 350 milhões em arrecadação. O cineasta assegurou que se o novo filme tiver sucesso, deverão ser feitos outros dois longas para fechar a segunda trilogia de "Jurassic Park". "Nunca se sabe. Se continuarem funcionando e o público seguir indo ao cinema, não existe razão alguma para que não sejam rodados", afirmou.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

'Confúcio' desafia 'Avatar' nos cinemas chineses













O astro de cinema de Hong Kong Chow Yun-fat afirmou nesta quinta-feira (14) que está confiante no sucesso da biografia do filósofo chinês Confúcio na disputa com o blockbuster "Avatar" nos cinemas chineses. O ator de 54 anos, mais conhecido por seus papéis de gângster nos filmes asiáticos, interpreta o filósofo na produção de US$ 22 milhões, financiada pelo governo chinês e que estreia nesta quinta em Pequim. Chow afirmou que espera que "Confúcio" renda uma boa briga contra a ficção científica de James Cameron, um sucesso global que acumulou US$ 4,8 milhões só no primeiro dia de exibição na China. A expectativa é de que, no total, o longa norte-americano arrecade US$ 73 milhões nas bilheterias chinesas. "Se os dois filmes permanecerem em cartaz juntos, aqueles que forem ver 'Avatar' também irão ver 'Confúcio', e aqueles que forem ver 'Confúcio' também verão 'Avatar'", disse Chow em entrevista coletiva no país. "São dois tipos diferentes de filmes, mas ambos tratam de humanidade", disse o astro de "O tigre e o dragão". "Confúcio", que estréia na China em 22 de janeiro, é parte de um resgate recente do filósofo, que chegou a ser denunciado pelo líder chinês Mao Zedong por sua ênfase na harmonia e respeito às hierarquias sociais que contrastavam com a ideologia marxista do progresso através do conflito. Durante a Revolução Cultural de ultra-esquerda (1966-1976) sob o regime de Mao, soldados conhecidos como "guardas vermelhos" atacaram a casa da família de Confúcio, os sepulcros da família e um templo que homenageava o pensador em Qufu, sua cidade natal, destruindo cerca de 6.600 relíquias. Mas o status do velho sábio foi retomado recentemente. Clássicos de Confúcio foram adotados por universidades e até presídios têm ensinado a filosofia de Confúcio para os detentos. O governo chinês passou a criar institutos de Confúcio fora do país em 2004 para promover a língua e a cultura chinesas. Um livro de reflexão sobre Confúcio escrito por uma professora chinesa se tornou um grande hit no país.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Diretor francês Eric Rohmer morre aos 89 anos













O diretor de cinema Eric Rohmer morreu nesta segunda-feira aos 89 anos, confirmou a produtora do cineasta francês, Les Films du Losange, sem divulgar a causa. Um dos principais nomes da Nouvelle Vague, Rohmer dirigiu o clássico "A colecionadora" (1967), além da série "Contos das quatro estações", filmada ao longo da década de 1990. Conhecido por filmes que exploravam as complicações das relações amorosas, o cineasta trabalhou até recentemente. Seu último filme, "O amor de Astrée e Céladon", foi lançado em 2007. Nascido Jean-Marie Maurice Scherer em 4 de abril de 1920 em Nancy, na França, Eric Rohmer foi professor de Letras e adotou o pseudônimo pelo qual ficou conhecido quando começou a frequentar a Cinemateca Francesa, no final da década de 1940. Depois de colaborar com váriais publicações, criou em 1950, ao lado de Jean-Luc Godard e Jacques Rivette, a revista "Gazette du Cinéma". No mesmo ano, estreou nos cinemas com "Journal d'un scélérat", considerado o primeiro filme da Nouvelle Vague. No ano seguinte, juntou-se a André Bazin na revista "Cahiers du Cinema", da qual foi editor-chefe de 1956. O primeiro sucesso comercial de Rohmer foi "Minha noite com ela", de 1969, pelo qual foi indicado a dois Oscar e recebeu diversos prêmios internacionais. Entre seus principais filmes estão "O joelho de Claire" (1970), "Amor à tarde" (1972), "A Marquesa d'O" (1976), "Pauline na praia" (1983) e "O raio verde" (1986). Em 2001, ele recebeu um Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza pelo conjunto de sua obra.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Bafta divulga indicados a melhor filme estrangeiro













A Academia Britânica de Artes do Cinema e da Televisão anunciou nesta quinta-feira os indicados a melhor filme estrangeiro do Bafta, além da "long list" dos filmes pré-selecionados para as principais categorias da premiação, que é considerada o Oscar inglês.
Os indicados a filme estrangeiro são:
"Abraços partidos", de Pedro Almodóvar (Espanha)
"Coco antes de Chanel", de Anne Fontaine (França)
"Deixe ela entrar", de Tomas Alfredson (Suécia)
"Un prophète", de Jacques Audiard (França)
"A fita branca", de Michael Haneke (Alemanha)
Curiosamente, só "A fita branca" e "Un prophète" são filmes selecionados por seus países para concorrerem ao Oscar, e a França entra com dois concorrentes ao Bafta com a inclusão de "Coco antes de Chanel". Já a "long list" do Bafta, com 15 concorrentes nas principais categorias, tem como líder em número de indicações o filme "Educação" ("An education"), de Lone Scherfig, que foi mencionado 17 vezes, incluindo nas listas de melhor filme, diretor, atriz e ator. Logo atrás vêm "Bastados inglórios", de Quentin Tarantino, com 15; "Guerra ao terror", de Kathryn Bigelow, com 12; "Avatar", de James Cameron, e "Um olhar do paraíso", de Peter Jackson, com 11 menções; e "Moon", de Duncan Jones, com dez. Os cinco indicados para cada categoria do Bafta serão divulgados oficialmente no dia 21 de janeiro, já a premiação acontece no dia 21 de fevereiro, duas semanas antes do Oscar.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Diretor de 'Avatar' enfrenta ex-mulher pelo prêmio de melhor direção













O Sindicato dos Diretores da América (DGA, na sigla em inglês) divulgou na quinta-feira (7) a lista dos indicados para o seu prêmio anual de melhor diretor de cinema, com James Cameron (de "Avatar") enfrentando a ex-mulher Kathryn Bigelow (de "Guerra ao terror"). Jason Reitman ("Amor sem escalas"), Lee Daniels ("Preciosa") e Quentin Tarantino ("Bastardos inglórios") completam a lista de cinco indicados pelo DGA. A premiação, que representa diretores de cinema e da TV, é considerada um importante indicador dos filmes que irão disputar o Oscar, principal honraria de Hollywood. Desde que a entidade começou a entregar seu prêmio, em 1948, em apenas seis ocasiões o ganhador não faturou também o Oscar de melhor direção, e muitas vezes também o de melhor filme. Neste ano a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que concede o Oscar, indicará pela primeira vez dez títulos na categoria de melhor filme, em vez dos tradicionais cinco, de modo que o prêmio da DGA pode ter um papel ainda maior para os observadores na hora de afinar a lista de favoritos. "Amor sem Escalas", conto sobre a meia-idade, "Preciosa", um drama sombrio, e "Guerra ao terror", de temática bélica, já apareceram com destaque nos primeiros prêmios da temporada. "Bastardos Inglórios", fantasia ambientada na Segunda Guerra Mundial, também teve ótima repercussão. A ficção científica "Avatar" estreou apenas em meados de dezembro, mas já maravilhou críticos, executivos e plateias com seu domínio técnico e mistura de atores reais com animação em 3D. O filme, do mesmo diretor de "Titanic", já superou US$ 1 bilhão nas bilheterias mundiais, e muitos observadores apostam nele para o Oscar de melhor filme. O prêmio da DGA será entregue no dia 30 em Los Angeles.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Thor e Piratas do Caribe 4 mudam de datas

















A confirmação ontem do adiamento e paralisação de Homem-Aranha 4 causou verdadeira correria em Hollywood. Sem a poderosa concorrência do aracnídeo no início da temporada de férias nos EUA, estúdios saltaram sobre a data disponível. Os mais rápidos foram o Marvel Studios e a Paramount Pictures, que adiantaram em 15 dias o lançamento de Thor de Kenneth Branagh. O filme será lançado agora em 6 de maio de 2011. Ocupando o 20 de maio original de Thor está a Disney e seu Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides. A data é excelente por antecipar em uma semana o feriado de Memorial Day. Com toda essa movimentação, a Sony Pictures enfim se pronunciou oficialmente sobre o adiamento. Um porta-voz do estúdio disse que ainda há esperanças que Homem-Aranha 4 fique pronto em tempo para sua data original de lançamento. Se isso acontecer, a Marvel terá problemas, já que terá que mudar Thor outra vez - e a temporada está concorridíssima (e Piratas 4 não cederá ao filme de super-herói pouco conhecido). 2011 será mesmo empolgante: entre outros projetos, Se Beber Não Case 2 sai em 27 de junho, Transformers 3 estreia em 4 de julho, duas semanas depois chega às telas o final de Harry Potter seguido pelos filmes do Capitão América e Lanterna Verde.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

JEREMY RENNER SERÁ O GAVIÃO ARQUEIRO

















Protagonista do longa-metragem mais laureado desta temporada de prêmios pré-Oscar, "Guerra ao Terror" ("The hurt locker"), O californiano Jeremy Renner, que completa 39 anos nesta quinta-feira, foi escolhido para integrar o elenco de "The Avengers". Na aguardada versão para os cinemas das aventuras do grupo Os Vingadores, da Marvel Comics, Renner vai interpretar Clint Barton, o Gavião Arqueiro. Previsto para estrear em 2010, o projeto teria Robert Downey Jr. no papel de Homem de Ferro e Scarlett Johansson como a Viúva Negra, além da presença de Samuel L. Jackson como Nick Fury, o diretor da organização de espionagem Shield. O francês Louis Leterrier, de "O incrível Hulk", vinha sendo cotado para assumir a direção, mas nada se confirmou até o momento. Sabe-se apenas que, da noite para o dia, Renner, que era um ator de enésimo escalão em Hollywood, conhecido por participações como homem mau em "Swat" e "Terra fria", tornou-se um dos nomes mais disputados da atualidade. Sua súbita ascensão se deve à crescente popularidade de "Guerra ao terror", que foi eleito o melhor filme de 2009 pela The National Society of Film Critics, em Nova York. A associação, que agrega votantes nos maiores veículos da imprensa dos EUA, seja ela impressa ou eletrônica, ainda concedeu uma láurea a Renner, endossando sua atuação perturbadora como o especialista em explosivos de um destacamento do Exército americano no Oriente Médio. Indicado a 13 prêmios, Renner entrou com força no páreo para o Oscar de melhor ator, tendo pela frente concorrentes fortes como Jeff Bridges ("Crazy heart") e George Clooney ("Amor sem escalas"). Dono de uma expressão marcada pela ironia e pela agressividade, Renner é a pedida ideal para encarnar o debochado Gavião Arqueiro, um ex-criminoso que se redimiu após passar por um treinamento coordenado pelo Capitão América. O herói foi a resposta da Marvel ao Arqueiro Verde da DC Comics.

Filme sobre a vida de Lula estréia com público de 220 mil

















O filme "Lula, o filho do Brasil", sobre a vida do presidente da república, atraiu cerca de 220 mil espectadores em seu fim de semana de estréia, de acordo com informações da assessoria da produção. O público ficou longe do resultado da comédia "Se eu fosse você 2", maior sucesso nacional de 2009, com 560 mil ingressos vendidos, de acordo com o site Filme B. Assim como "Lula", a sequência de "Se eu fosse você" chegou aos cinemas no primeiro fim de semana do ano, no dia 2 de janeiro de 2009. Entretanto, o resultado de "Lula" nas bilheterias superou os números de outros lançamentos nacionais do último ano, tais como "Menino da porteira", com público de 128 mil, "Besouro", 85 mil, e "Salve geral", com 72 mil.

domingo, 3 de janeiro de 2010

"Guerra ao terror" vence National Society of Critics


















"Guerra ao terror" recebeu, neste domingo, mais um prêmio, o de melhor filme pela National Society of Film Critics. Assim, o thriller de Kathryn Bigelow se iguala a "Los Angeles Cidade Proibida", o último a receber os principais prêmios dos críticos de Nova York, de Los Angeles e da National Society. Mas, naquela edição do Oscar, em 1997, o ótimo "Los Angeles...", de Curtis Hanson, acabou perdendo o Oscar para "Titanic", de James Cameron. Os bons personagens perderam para os efeitos especiais. A boa trama perdeu para uma história melosa. A criatividade perdeu para a tecnologia. Neste Oscar, marcado para março, certamente "Guerra..." será indicado a melhor filme. Mas há quem acredite que a história de 1997 pode se repetir, e uma superprodução de Cameron levar a melhor. Será mesmo que o vazio "Avatar" vai tirar o Oscar de "Guerra ao terror" (ou de outros tantos filmes mais interessantes e com mais a dizer)? Pelo bem do cinema americano - que anda chatinho, chatinho -, eu espero que não.

Eis a lista dos vencedores da National Society:

Filme: "Guerra ao terror".

Direção: Kathryn Bigelow, por "Guerra ao terror".

Ator: Jeremy Renner, por "Guerra ao terror".

Atriz: Yolande Moreau, por "Seraphine".

Ator coadjuvante: Christoph Waltz, por "Bastardos inglórios", e Paul Schneider, "Brilho de uma paixão".

Atriz coadjuvante: Mo'Nique, por "Preciosa".

Roteiro: Joel and Ethan Coen, por "Um homem sério".

Filme em língua estrangeira: "Horas de verão".

Filme de não ficção: "As praias de Agnès".

Fotografia: Christian Berger, por "A fita branca".

Design de produção: Nelson Lowry, por "O fantástico senhor Raposo".

'Avatar' fatura US$ 1 bilhão nos cinemas de todo o mundo em 17 dias


















"Avatar" já vendeu mais de US$ 1 bilhão nas bilheterias mundiais após três finais de semana em cartaz, tornando-se o quarto maior sucesso comercial do cinema em todos os tempos, segundo dados divulgados neste domingo (3). Reforçado por US$ 202 milhões em vendas no fim de semana do feriado de Ano Novo, o épico de ficção científica em 3D de James Cameron já arrecadou US$ 1,02 bilhão, segundo a distribuidora 20th Century Fox. De acordo com a Reuters, os únicos filmes que o superam no momento são "Titanic", também de James Cameron (US$ 1,8 bilhão), "O senhor dos anéis - O retorno do rei" (US$ 1,12 bilhão) e "Piratas do Caribe 2 - O baú da morte" (US$ 1,07 bilhão). O público norte-americano contribuiu com US$ 68,3 milhões no fim de semana, marcando um recorde para um filme em seu terceiro fim de semana em cartaz. O recorde anterior, de US$ 45 milhões, tinha sido de "Homem Aranha", em 2002. Depois de 17 dias em cartaz nos cinemas dos EUA e Canadá, "Avatar" já rendeu US$ 352,1 milhões na América do Norte, o que o situa em 15º lugar entre todos os filmes em termos de vendas de ingressos. O total acumulado de "Avatar" no resto do mundo está em US$ 670,2 milhões de dólares. O filme está sendo exibido praticamente em todo os países. "Avatar" estreou na China no sábado e chegará à Itália, seu mercado final, em 15 de janeiro. A Fox, pertencente à News Corporation, previu que "Avatar" acabe arrecadando algo na casa dos US$ 500 milhões no mercado norte-americano. O drama "Titanic", dirigido por James Cameron em 1997, o maior sucesso comercial de todos os tempos do cinema, sem contabilizar a inflação, vendeu US$ 601 milhões de dólares, seguido por "Cavaleiro das Trevas", de 2008, com US$ 533 milhões. O terceiro lugar hoje é de "Star Wars", com US$ 461 milhões de dólares de bilheteria norte-americana. "Isto ('Avatar') é como um trem de carga que saiu de controle", disse Bert Livingston, executivo de distribuição da Fox. "Não para de avançar." É possível que "Avatar" ameace a primazia do próprio "Titanic". Quando se contabiliza a inflação dos preços de ingressos, segundo a empresa de rastreamento de bilheterias Box Office Mojo, "Titanic" vendeu US$ 241 milhões em 17 dias. O filme trata da história de um ex-fuzileiro naval inválido que é mandado desde a Terra para infiltrar uma raça de aliens azuis de três metros de altura, para persuadi-los a deixar que a empresa para a qual trabalha garimpe os recursos naturais de seu planeta. Consta que é o filme mais caro já produzido, com orçamento de pelo menos US$ 300 milhões. Na ausência de outros grandes lançamentos, o ranking dos outros filmes entre os Top 10 ficou praticamente igual à semana passada. "Sherlock Holmes" foi o segundo colocado, com US$ 38,4 milhões em vendas, elevando para US$ 140,7 milhões em dez dias em cartaz o total do filme de ação e aventura estrelado por Robert Downey Jr. O filme familiar da Fox "Alvin e os Esquilos 2" foi o terceiro colocado, com US$ 36,6 milhões de arrecadação no fim de semana e um total de US$ 157,3 milhões em 12 dias em cartaz.

Documentário filmado com celular põe espectador dentro de Teerã










Quando Sepideh Farsi enfrentou restrições do governo iraniano à sua proposta de fazer um filme em Teerã durante a campanha eleitoral deste ano, ela recorreu ao celular. Usando apenas a câmera de um telefone Nokia N95, Sepideh percorreu as ruas da capital iraniana filmando conversas com taxistas, mulheres em salões de beleza, atores, mágicos e jovens em cafés. O resultado é um documentário fascinante sobre a vida na poluída e densamente povoada capital de um país que enfrenta sanções internacionais por suas ambições nucleares e que passa pela maior agitação popular desde a revolução islâmica de 1979. O filme não é totalmente isento de interferência da diretora, já que ela guiou as conversas e passou seis meses editando o material, mas "Tehran Bedoune Mojavez" (Teerã sem permissão) traz uma visão da vida na cidade em imagens apenas ligeiramente granulosas, que funcionam bem na tela grande. Celular garante discrição.No Festival Internacional de Cinema de Dubai, onde o filme foi exibido esta semana, Sepideh disse que a facilidade e discrição garantidas pelo celular deixaram as pessoas mais abertas. "Uma câmera sempre intimida", disse ela. "Há o microfone, o flash - sempre existe uma distância entre quem filma e quem é filmado. Mas com o celular isso é reduzido ao mínimo". O celular acabou revelando ser a tecnologia do momento. Com o governo reprimindo a ação da imprensa quando os partidários de candidatos oposicionistas foram às ruas para protestar contra a reeleição de Mahmoud Ahmadinejad, os iranianos usaram seus celulares para transmitir imagens a sites como Twitter e YouTube. Transformação social. Sepideh, que deixou o Irã em 1980 e hoje vive na França, ouviu histórias sobre o estado atual da sociedade iraniana que, diz ela, explicam muita coisa sobre os protestos. Mulheres em salões de beleza falam da moda da cirurgia plástica de nariz, tatuagens nas sobrancelhas e outros procedimentos feitos por iranianas mais jovens. Rapazes reclamaram do aumento das drogas, álcool e prostituição na sociedade, apesar do código moral rígido imposto pelo sistema de governo religioso. Cerca de dois terços dos 70 milhões de habitantes do Irã têm menos de 30 anos. Sepideh incluiu no filme a música de rappers populares como Hichkas, que falam da insatisfação pós-eleitoral. E encontrou mágicos de rua e atores de teatro que reclamaram que, com a cultura de DVDs e televisão por satélite, ninguém mais tem tempo para as tradições antigas. Um jovem, filmado no escuro para garantir seu anonimato, diz que as pessoas no poder preferem essa situação e que a sociedade iraniana se tornou altamente materialista.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Confira a lista dos indicados ao Globo de Ouro
















Foram divulgados pela Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood nesta terça-feira (15) os filmes que concorrem ao Globo de Ouro 2010. O longa-metragem "Up in the air", estrelado por George Clooney, recebeu seis indicações, seguido pelo musical "Nine", com cinco, entre elas a de melhor atriz coadjuvante para Penélope Cruz. A premiação acontece em 17 de janeiro.

Confira a lista dos indicados de cinema:

Melhor filme drama
"Avatar"
"Guerra ao terror"
"Bastardos inglórios"
"Preciosa"
"Amor sem escalas"

Melhor filme musical ou comédia
"500 dias com ela"
"Se beber não case"
"Simplesmente complicado"
"Julie & Julia"
"Nine"

Melhor ator drama
Jeff Bridges, "Crazy heart"
George Clooney, "Amor sem escalas"
Colin Firth, "A single man"
Morgan Freeman, "Invictus"
Tobey Maguire, "Entre irmãos"

Melhor atriz drama
Emily Blunt, "The young Victoria"
Sandra Bullock, "The blind side"
Helen Mirren, "The last station"
Carey Mulligan, "Educação"
Gabourey Sidibe, "Preciosa"

Melhor direção
Kathryn Bigelow, "Guerra ao terror"
James Cameron, "Avatar"
Clint Eastwood, "Invictus"
Jason Reitman, "Amor sem escalas"
Quentin Tarantino, "Bastardos inglórios"

Melhor ator musical ou comédia
Matt Damon, "O desinformante"
Daniel Day-Lewis, "Nine"
Robert Downey Jr., "Sherlock Holmes"
Joseph Gordon-Levitt, "500 dias com ela"
Michael Stuhlbarg, "Um homem sério"

Melhor atriz musical ou comédia
Sandra Bullock, "A proposta"
Marion Cotillard, "Nine"
Julia Roberts, "Duplicidade"
Meryl Streep, "Simplesmente complicado"
Meryl Streep, "Julie & Julia"

Melhor ator coadjuvante
Matt Damon, "Invictus"
Woody Harrelson, "The messenger"
Christopher Plummer, "The last station"
Stanley Tucci, "Um olhar do paraíso"
Christoph Waltz, "Bastardos inglórios"

Melhor atriz coadjuvante
Penelope Cruz, "Nine"
Vera Farmiga, "Amor sem escalas"
Anna Kendrick, "Amor sem escalas"
Mo'Nique, "Preciosa"
Julianne Moore, "A single man"

Melhor filme estrangeiro
"Baaria"
"Abraços partidos"
"La nana"
"Um profeta"
"A fita branca"

Melhor animação
"Tá chovendo hamburguer"
"Coraline"
"O fantástico sr. Raposo"
"A princesa e o sapo"
"Up - Altas aventuras"

Melhor roteiro
Neill Blomkamp, "Distrito 9"
Mark Boal, "Guerra ao terror"
Nancy Meyers, "Simplesmente complicado"
Jason Reitman, "Amor sem escalas"
Quentin Tarantino, "Bastardos inglórios"

Trilha sonora original
Michael Giacchino, "Up - Altas aventuras"
Marvin Hamlisch, "O desinformante"
James Horner, "Avatar"
Abel Korzeniowski, "A single man"
Karen O, Carter Burwell, "Onde vivem os monstros"

Canção original
“Cinema italiano", de "Nine"
Música e letra de Maury Yeston
“I want to come home", de "Everybody's fine"
Música e letra de Paul McCartney
“I will see you", de "Avatar"
Música de James Horner, Simon Franglen
Letra de James Horner, Simon Franglen, Kuk Harrell

“The weary kind", de "Crazy heart"
Música e letra de Ryan Bingham, T Bone Burnett

“Winter”, de "Entre irmãos"
Música de U2
Letra de Bono

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Marvel decide seu futuro nesta quinta-feira













A compra da Marvel Entertainment pela Walt Disney Company, anunciada no final de agosto, deve se concretizar nesta quinta-feira. É quando acontece a reunião de acionistas da Marvel para votar se autorizam ou não a aquisição - o que deve acontecer sem surpresas. A grande questão é saber como a parceria começará 2010. O ponto mais interessante, a princípio, é a hierarquia: nas negociações, o CEO da Marvel, Isaac "Ike" Perlmutter, dono de 37% das ações da Marvel, conseguiu manter a sua posição. Ou seja, a Disney não vai impor uma nova presidência à Marvel. Em teoria, continua cabendo a Ike a decisão de quais super-heróis levar ao cinema, por exemplo. Paralelamente, as operações da Marvel continuam centralizadas em seu escritório em Nova York, enquanto a Disney é sediada em Burbank, na Califórnia. É improvável que os acionistas vetem a venda porque a Disney vai pagar muito mais do que a Marvel vale, em termos de mercado. O valor - 4,2 bilhões de dólares - é um preço 40% acima do que valiam as ações da Marvel em agosto. O valor das ações da Disney já subiu 20% desde o anúncio. Segundo a maioria dos analistas, para sair no lucro a longo prazo, a Disney se arriscará com super-heróis pouco conhecidos da galeria de mais de 5 mil personagens da Marvel. No começo do mês, o presidente da Disney, Bob Iger, disse que buscar novos nomes no universo da editora pode render "potenciais surpresas e novas franquias". Como a Disney é conhecida por usar plataformas paralelas para levar franquias ao cinema - como Hanna Montana e High School Musical, que saíram na TV para as telonas - é muito provável que canais da casa, como o Disney XD, sirvam de terreno para testar o apelo de alguns heróis. Do seu lado, a Marvel aproveitará a rede de licenciamentos da Disney para levar seus produtos a mais mídias e mais postos de venda. Segundo a revista License! Global, a Disney é a maior licenciadora do mundo de produtos baseados em suas marcas, com 30 bilhões de dólares em vendas, no ano fiscal de 2008. Nesse mesmo período, a Marvel ficou em quarto lugar, com 5,7 bilhões. Do lado de cá, isso significa mais quinquilharias do Homem-Aranha para a galera colecionar. O resto é especulação. Homem-Formiga e Dr. Estranho podem ser os próximos personagens da casa a migrar para o cinema, mas nada está definido.